As inscrições estão abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2025, que promove um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública brasileira.
A iniciativa é do Departamento de Estado dos EUA, coordenada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e implementada pelo Grupo +Unidos, com o objetivo de encontrar estudantes engajados com pelo menos três meses em ações socioambientais e que tenham atitude de liderança. Serão selecionados 30 jovens para a experiência, com tudo pago.
A viagem está marcada para ocorrer de 7 a 25 de janeiro de 2025 e os ganhadores vão contar com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil.
Durante o programa, os selecionados participarão de atividades que envolvem desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, engajamento em projetos de impacto social, intercâmbio cultural com estudantes norte-americanos, além de visitas a locais históricos.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Estado dos EUA, coordenada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e implementada pelo Grupo +Unidos.
Pré-requisitos para participar do Programa Jovens Embaixadores:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
- Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2024;
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança e iniciativa;
- Ser uma pessoa comunicativa;
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- Estar atualmente engajado(a) por pelo menos três (03) meses em iniciativa(s) de impacto social voltada(s) necessariamente para ações de combate às mudanças climáticas.
"O programa oferece uma perspectiva global para a próxima geração de líderes brasileiros. Os selecionados não apenas terão a oportunidade de aprimorar sua educação e habilidades de liderança, mas também contribuirão para discussões importantes sobre sustentabilidade ambiental," destacou Luke Ortega, porta-voz da Embaixada e Consulados dos EUA.
Para mais informações ou para inscrição acesse o site jovensembaixadores.org.br
Fonte: Jornal Correio, Embaixada EUA