Com a chegada do fim do ano, chegam os sentimentos profundos de gratidão, saudade, superação e solidariedade. Chega o momento de parar para avaliar o que passou e as relações que construímos.
As notícias dessa semana têm um pouco de cada uma dessas sensações. Há aqueles que exercem a gratidão através da solidariedade, ajudando entidades de caridade. Há aqueles que simplesmente se sentem gratos por poder esperar um próximo ano melhor, como, por exemplo, com as novas regras da imigração para entrar em vigor nos próximos meses.
Já a superação vem na forma da incrível história da brasileirinha Fernanda Miranda. Aos seis anos de idade, ela foi diagnosticada com uma doença renal que deverá tratar provavelmente pelo resto da vida. E foi também na mesma época que a menina descobriu sua vocação como pianista.
Desde então, através de seu esforço e dedicação, ela firma seu nome entre os pianistas com um futuro promissor. Como não se orgulhar e seguir um pouco do exemplo dessa menina tão jovem e que já ensina tanto sobre a superação, esforço e esperança em um futuro brilhante? Não poderia haver melhor exemplo em nossa edição de Natal.
É nessa época também que a saudade não deixa de vir. Aquele que vive longe de casa sempre tem algum motivo para sentir saudades, mas ela bate mais forte nesse momento de avaliação, se realmente vale a pena estar longe. Talvez esse sentimento seja o que alimenta o sonho do imigrante de crescer e fazer valer a pena. Mas, dessa vez, quem sabe a saudade também não tenha um pouco de esperança, já que as leis de imigração estão mudando, pelo menos um pouco, embora segundo notícias recentes, aqueles beneficiados pelas novas medidas não terão a permissão de viajar?
No dia do fechamento desta edição, pensamos também nos cubanos e o possível fim do embargo a Cuba, que facilitará anos de afastamento de familiares que vivem a milhas de distância que separam a ilha do sul da Flórida.
Além disso, eis que um novo mercado se abre para a economia americana, em vias de recuperação. Por isso, o ano de 2015 promete melhorar ainda mais para todos, com novas oportunidades de mercado.
Claro, sabemos que a decisão de Obama, de retomar as relações com Cuba, só acrescentam mais lenha na fogueira do Congresso, já furioso com as ações em relação à imigração. Já conseguimos ver daqui, de um momento de calmaria com as festividades natalinas, que 2015 terá muitas notícias e muitos conflitos na arena política. Enquanto isso não chega, desejamos um Feliz Natal, cheio de esperança e alegria.