O técnico Péricles Chamusca diz regularmente que o objetivo do Botafogo é terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Taça Libertadores. Segundo ele, se mantendo entre os primeiros colocados ao final da primeira metade da competição e começando bem o segundo turno, o alvinegro tem condições de lutar pelo título brasileiro na reta decisiva do torneio, desde que não deixe os adversários diretos se distanciarem na tabela.
Com 31 pontos e na quarta colocação, a equipe carioca está a apenas três pontos do líder, Corinthians, e nesta quarta-feira faz uma partida importante para suas pretensões. Enfrenta o Cruzeiro, nono colocado com 30 pontos, às 21h45m, no Mineirão, e dependendo de outros resultados poderá até mesmo assumir a ponta ao final da rodada.
- O Botafogo faz sua melhor campanha desde o título de 1995 e precisamos manter uma média de boas atuações para alcançarmos nossa meta. Tenho certeza de que podemos conseguir um bom resultado em Belo Horizonte - afirmou Péricles Chamusca, em entrevista à Rádio Brasil
O confronto no Mineirão marca o reencontro dos jogadores alvinegros com o ex-treinador, Paulo César Gusmão. Antes de trocar o Botafogo pelo Cruzeiro, por causa de desavenças com a diretoria, PC forjou a equipe montada por seu antecessor, Paulo Bonamigo, e levou o time ao primeiro lugar no Brasileiro. Portanto, conhece muito bem seu adversário e pode se utilizar disso para vencer o jogo. Péricles Chamusca, no entanto, não se preocupa:
- Praticamente todos os técnicos conhecem bem as demais equipes do Brasileiro. Não acredito que ele tenha vantagem por já ter treinado o Botafogo. Hoje em dia o material de imagem é amplo e ele vai ter as mesmas informações do Botafogo que nós teremos do Cruzeiro. Será um jogo normal, como qualquer outro - disse Chamusca.
Por causa da suspensão do zagueiro Scheidt, da contusão do lateral-esquerdo Bill e do impasse na situação do lateral-direito César Prates, que quer deixar o clube e não está treinando, Péricles Chamusca teve que mudar o time, sem no entanto abrir mão do esquema 4-4-2. Contra o Cruzeiro, Rafael Marques terá a companhia de Asprilla na zaga, Oziel será mantido na vaga de César Prates, enquanto Juninho será improvisado no lugar de Bill.
Artilheiro Fred vai reforçar o Cruzeiro
PC Gusmão recebeu uma boa notícia nesta terça-feira. O Cruzeiro não aceitou a proposta feita pelo Sevilla, da Espanha, para comprar Fred e portanto o atacante estará em campo contra o Botafogo. O treinador definiu Moisés e Diogo como os substitutos do zagueiro Marcelo Batatais e do meia Maldonado, ambos lesionados.
Cruzeiro x Botafogo
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Horário: 21h45m
Árbitro:Edilson Pereira de Carvalho, auxiliado por Valter José dos Reis e Ednilson Corona
Cruzeiro: Fábio, Maurinho, Moisés, Irineu, Patrick, Diogo, Fábio Santos, Kelly, Wagner, Adriano Gabiru e Fred.Técnico: Paulo César Gusmão
Botafogo: Max. Oziel, Rafael Marques, Asprilla, e Juninho. Jonílson, Juca, Gláuber e Caio; Alex Alves e Reinaldo. Técnico: Péricles Chamusca
Transmissão: Globo Online em tempo real, TV Globo e Rádio Globo, com narração de José Carlos Araújo e comentários de Gerson