Uma das camisas que mais sente o peso no futebol de hoje em dia, acredito eu, é aquela que tem um número 9 atrás. O jogador que porta esta camiseta, entra em campo com uma ideia em mente. Tem que fazer um gol, se possível, o da vitória. Não importa se o camisa 9 do time der passe de letra, chapéu, caneta ou até passe para gol. O torcedor sempre espera o gol do centroavante, pode ser gol de canela, gol sem querer ou até aquele gol feio, que o cara faz o gol, mas quem assiste pensa: “meu Deus, que cara grosso!”.
A realidade mesmo é que nós, brasileiros, ficamos muito mal acostumados nas últimas Copas do Mundo. Nos momentos delicados da nossa Seleção, sempre tínhamos ali Ronaldo Fenômeno, o apelido já diz tudo, né mano? O cara fazia gol de cabeça, perna esquerda, direita, gol de cobertura, de bicicleta, até golaço de bico de chuteira esse cara conseguia.
E antes do Ronaldo, quem assumia a responsabilidade de gols na Seleção? Simplesmente o melhor jogador que eu já assisti jogar, o baixinho Romário. Esse aí, dispensa qualquer comentário, e apesar de usar a 11, o mano foi o melhor 9 que eu vi. O cara era tão fera que, com 40 anos, conseguiu ser artilheiro do Campeonato Brasileiro, um dos campeonatos mais disputados do mundo. Romário, para mim, sempre foi o melhor camisa 9 da história do futebol. O aproveitamento dele era incrível. Ele era aquele tipo de camisa de 9 que sai cara a cara com o goleiro. Parece que Romário crescia e ficava com dois metros de altura. O gol para o baixinho ficava do tamanho do Cristo Redentor de braços abertos, enquanto que para outros atacantes, o gol fica do tamanho de uma fechadura.
Mas é isso, profissão camisa 9 vive de gols, não importa o jeito, pode ser o cara mais caneludo, se ele fizer um gol por jogo, a torcida transforma o jogador em um mito. Já dizia um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro, Dada Maravilha: “Não existe gol feio, o feio é não fazer gol”.
E, para 2014, na Copa do Mundo no Brasil, quem vai assumir essa camisa 9 amarelinha? Temos algumas opções bem interessantes. Fred, do Fluminense, é um dos que tem melhor aproveitamento de gols em jogos. Leandro Damião, do Internacional, mostra ser um camisa 9 que sabe fazer gol e ainda tem técnica. Sou também muito fã do Vagner Love, acho que se o Flamengo se levantar e o Love manter sua média de gols, também se torna um jogador interessante. Dos centroavantes que eu me identifico, gostaria muito de ver de novo Luis Fabiano na Seleção. É o típico jogador que está na cara dele, ‘vacilo eu guardo no barbante’. Mas do jeito que a nossa Seleção está mal das pernas e com um Mano de técnico que não faz justiça ao nome de mano, leva então de camisa 9 pra Copa... OhOhOh Obina é melhor que o Etoo (risos). Esse conhece de gol, só não conhece de futebol.