Na estréia de Lopes, Corinthians empata e segue na Sul-Americana
Na estréia do técnico Antônio Lopes, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o River Plate, na noite desta quarta-feira, em Buenos Aires (ARG), e se classificou para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Na partida de ida, em São Paulo, os dois times haviam empatado por 0 a 0.
Ao contrário do que fez seu antecessor Márcio Bittencourt, Lopes utilizou a força máxima que teve à disposição nesta quarta--no jogo de ida, em São Paulo, o Corinthians havia jogado com um time misto.
Lopes não promoveu grandes alterações na equipe. O time jogou no 4-4-2 com três jogadores de marcação, os volantes Marcelo Mattos, Bruno Octávio e Fabrício, além dos armadores Hugo e Roger-- e apenas Tevez na frente.
O Corinthians enfrentou nesta quarta um adversário em crise. O River Plate havia perdido seus três últimos jogos pelo Torneio Apertura (tem status de Campeonato Argentino) --ocupa a 12ª colocação, com dez pontos, sete a menos do que o líder e arqui-rival Boca Juniors.
O Corinthians começou bem a partida. Logo aos 5min, o lateral Eduardo fez boa jogada pela direita e cruzou para Gustavo Nery chutar no travessão.
Mesmo melhor em campo, a equipe brasileira sofreu o gol aos 15min. Após cruzamento da esquerda, a zaga corintiana ficou apenas olhando e Santana apareceu para abrir o placar.
Em desvantagem, o Corinthians viu a equipe argentina passar a dominar a partida. Aos 33min, após cruzamento na área, a defesa corintiana deu bobeira e o River quase ampliou. O Corinthians só voltou a assustar aos 43min, quando Hugo chutou de fora da área e o goleiro espalmou.
Na segunda etapa, o time do Parque São Jorge voltou com Bobô no lugar de Hugo e foi para o ataque. Aos 7min, Tevez recebeu dentro da área e girou sobre o zagueiro, mas chutou para fora. Aos 12min, Gustavo Nery recebeu bola de Roger na esquerda e chutou para boa defesa do goleiro Lux.
O River Plate perdeu a oportunidade de ampliar o marcador aos 31min, quando Farías recebeu livre e invadiu a área, mas, com apenas Fábio Costa à sua frente, acabou chutando em cima do goleiro.
O Corinthians teve mais uma boa oportunidade aos 36min. Tevez fez boa jogada e passou para Roger, que driblou um zagueiro e chutou para boa defesa do goleiro Lux.
Quando a classificação parecia perdida, o Corinthians chegou ao gol de empate. Aos 46min, após cobrança de escanteio da direita, Marinho fez o tento que classificou o time brasileiro.
O time de Lopes vai enfrentar na próxima fase da Copa Sul-Americana o vencedor do confronto entre The Strongest (BOL) e Pumas (MEX). O Corinthians volta a jogar no domingo, contra o Brasiliense, no Pacaembu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.