Um mapa feito pelo Centro de Pesquisas Pew, com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), revelou que existem mais homens do que mulheres no mundo. Segundo o mapeamento, atualmente existem 101,8 homens para cada 100 mulheres, e o número de habitantes do sexo masculino no planeta está subindo gradualmente desde 1960. Entretanto, eles estão mal distribuídos. No Brasil, por exemplo, são 96,7 homens para cada 100 mulheres.
A maior desigualdade é registrada nos países que pertenciam à União Soviética.
A história é um fator importante para determinar a discrepância de gênero nos países. Na Letônia, existem 10 mulheres para cada 84,8 homens.
Na Rússia, a proporção de mulheres começou a crescer na Primeira Guerra Mundial e continuou durante a Revolução Russa. Em 1939, eram 91,9 homens para cada 100 mulheres na União Soviética; com a Segunda Guerra, esse número passou para 81,9 homens para o mesmo número de mulheres. Na Ucrânia, onde o conflito foi mais intenso, eram 79,7 homens para cada 100 mulheres.
Já no Norte da África e parte da Ásia, os homens superam as mulheres. Uma das explicações está relacionada ao infanticídio feminino em alguns países como a China e a Índia. Nos Emirados Árabes e no Qatar a população masculina chega a ser mais que o dobro da feminina. No primeiro, o índice é de 274 homens para cada 100 mulheres, e, no segundo, são 265,5. A explicação, segundo o estudo, seria o número de estrangeiros que vão para esses países para trabalhar. Fonte: O Globo.