Motel 6 é suspeito de denunciar hóspedes indocumentados ao ICE
Nos últimos tempos, várias prisões realizadas pela agência de imigração americana - Immigration and Customs Enforcement (ICE) - foram feitas a partir de duas sedes do Motel 6 em bairros predominantemente latinos no Arizona, dando credibilidade à teoria de que os funcionários estariam informando aos agentes sobre a localização de imigrantes indocumentados, de acordo com o relatório do Phoenix New Times na quarta-feira, 13.
Uma estimativa de 20 prisões em dois locais de propriedade corporativa do Motel 6 teriam sido feitas entre fevereiro e agosto deste ano, informou o New Times.
Em um dos casos, os agentes do ICE disseram que estavam "seguindo uma ordem" e que "receberam informações" de um suspeito em um número específico de quarto que havia mostrado ao funcionário da recepção um cartão de identificação como eleitor mexicano ao entrar no local.
"Penso comigo, como eles saberiam disso?" disse Juan Rocha, advogado que representa o suspeito. “O cliente disse que lhes deu um cartão de identificação mexicano - mas há pessoas que visitam os EUA que possuem IDs mexicanos”, disse o advogado ao New Times.
Denise Aguilar, uma advogada de imigração com sede no Arizona, disse que há rumores de que o ICE estaria incentivando os empregados a relatarem.
"Falaram que o ICE está pagando US $ 200 dólares por pessoa para o funcionário da recepção para informar", escreveu a advogada em e-mail para o New Times. Funcionários dos dois locais teriam dito ao New Times que compartilhar informações de hóspedes com o ICE era uma prática padrão. “Enviamos um relatório todas as manhãs para o ICE com todos os nomes dos que entram", disse um funcionário da recepção. "Todas as manhãs, por volta de 5 horas, fazemos a auditoria e enviamos para o ICE".
Após a divulgação da notícia, o Motel 6 emitiu comunicado explicando que tal ato “foi implementado no local sem o conhecimento da alta administração e foi descontinuado”.
Um porta-voz da divisão do ICE em Phoenix disse que a agência "não poderia confirmar o recebimento das informações".
Se o Motel 6 compartilhava informações de convidados, não violaria o estado de direito. Em uma decisão de 2015, o US Supreme Court ruled 5-4 determinou que recepcionistas exigirem registros de clientes para buscas seria considerado incontestável. No entanto, deixou aberta a possibilidade de que o hotel pudesse divulgar voluntariamente essa informação aos agentes da lei.