O Departamento de Saúde da Flórida confirmou a morte de uma pessoa contaminada por raiva, transmitida através de uma mordida de morcego, no condado de Highlands, na região central da Flórida. Os oficiais não disseram quando a mordida ocorreu mas já sabem que a vítima demorou a buscar atendimento médico."É importante evitar o contato direto com a vida selvagem", disse Mara Gambineri, porta-voz do Departamento de Saúde da Flórida. "Se você acredita que pode ter sido exposto à raiva, incluindo qualquer contato físico com um morcego, entre em contato com o seu médico e com o departamento de saúde do condado”, destacou.
Gambineri disse que é importante que as vítimas recebam tratamento o mais rápido possível.
De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, a raiva é uma doença quase 100% fatal em humanos e outros mamíferos. O vírus está presente em alguns animais selvagens na Flórida e pode se espalhar para animais de estimação não vacinados, que como agentes transmissores da doença podem representar um alto risco para o dono do animal e sua família.
Os principais agentes transmissores de raiva, na Flórida, são os raccoons (guaxinins) e os morcegos. Os gatos de rua são grandes ameaças, também, por não estarem vacinados.
Cães, gatos e furões são obrigados, por lei, a serem vacinados contra a raiva, na Flórida. A raiva é uma infecção viral, mortal, transmitida a partir da saliva de animais.