51 menores brasileiros
Pelo menos 51 menores brasileiros estão atualmente em abrigos espalhados pelo país. Dois em Miami, segundo o Consulado Geral. Uma das inúmeras mães, pais eou responsáveis brasileiros que estão separados do (as) filho (as) ao atravessar a fronteira dos Estados Unidos, Lidia Karina Souza, de 27 anos, tenta há mais de duas semanas tirar o menino de 9 anos do abrigo onde ele está em Chicago. Desde maio, a política de tolerância zero com a imigração ilegalpela fronteira entre México e Estados Unidos adotada pelopresidente Donald Trump levou à separação de mais de 2 mil crianças de suas famílias. No dia 20 de junho, depois de muita polêmica e pressão por causa das crianças sozinhas nos abrigos, Trump assinou um decreto executivo que poria fim à separação das famílias. Entretanto, a situação permanece para quem já estava separado.Estados processam governo Trump por separação de famílias na fronteira
Dezessete estados, entre eles Washington, New York, Califórnia e Illinois, estão processando na Justiça o governo Trump por separar crianças de seus pais e responsáveis na fronteira dos EUA com o México.
Os estados de Massachusetts, California, Delaware, Iowa, Illinois, Maryland, Minnesota, New Jersey, New Mexico, New York, North Carolina, Oregon, Pennsylvania, Rhode Island, Vermont, Virginia e Washington, liderados por procuradores do Partido Democrata, entraram com processo na última terça-feira, 26, no U.S. District Court em Seattle.
Fronteira: Juiz ordena que crianças sejam entregues às famílias em até 30 dias
Um juiz federal ordenou também na terça-feira, 26, a suspensão da maioria das separações familiares na fronteira dos EUA e a reunificação de todas as famílias que foram separadas na primeira grande repreensão à administração Trump durante o furor sobre as separações familiares na fronteira.