A semana de Thanksgiving vai ser especial para os brasileiros na Flórida. Além de vários eventos e shows locais, a comunidade também poderá prestigiar o show de Milton Nascimento. O mineiro, autor do eterno clássico Maria Maria, fará turnês de duas semanas pelos Estados Unidos e aterrissa na Flórida dia 26 de novembro, quarta-feira, com sua nova turnê.
Trajetória
Milton é, sem dúvida, uma das maiores expressões da Música Popular Brasileira. Foi um dos primeiros a incluir no seu trabalho influência africana e latina.Desde pequeno, o cantor despontou seu gosto pela música. Aos 2 anos ganhou seu primeiro instrumento, uma sanfoninha. Aos 13 anos, se apossou de um violão que foi dado de presente para sua mãe. Foi nessa época que fez amizade com Wagner Tiso, em 1955. Juntos, formaram o grupo musical Luar de Prata, e dessa parceria surgiram várias composições que virariam clássicos da MPB.
O “Luar de Prata” virou “Milton E Seu Conjunto” e depois “W’s Boys”, em 1960. Já era a década da efervescência musical do Brasil, com a Bossa Nova dominando o cenário e os anos de militância estudantil despontando no país.
Wagner e Milton, nesse mesmo ano, gravam o primeiro compacto “Barulho de Trem”. E aí foi o começo de tudo. Milton se mudaria anos depois para São Paulo, em 1966, onde participou de vários festivais. E foi em 67, a pedido de Agostinho dos Santos, que compôs a música que mudaria seu percurso artístico: Travessia. A canção faturou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção, e até hoje é uma das mais tocadas e cantadas no Brasil.
Na década de 70, grava o Clube da Esquina, disco que representava um novo movimento musical. Ao lado Lô Borges, Tavinho Moura, Beto Guedes e Toninho Horta – sempre acompanhado do colega Wagner Tiso nos arranjos, a turma do Clube da Esquina fincou de vez a bandeira da música mineira no mundo.
Nos anos seguintes, produziria sucessos como “Fé cega, faca amolada”, “Maria Maria”, “Canção da América” e outros. Em 2012, Milton completou 50 anos de carreira, 40 de Clube da Esquina, e celebrou a data saindo em turnê pelo mundo com o show “Uma Travessia”. Esse mesmo show é que o mineiro mostra no palco do Knight Concert Hall At The Adrienne Arsht Center, acompanhado dos músicos Wilson Lopes (guitarra), Lincoln Cheib (bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (piano) e Widor Santiago (sax). Os ingressos custam de $35 dólares a $125 dólares e estão à venda pelo website www.arshtcenter.org.
SERVIÇO:
O que: Milton Nascimento – Uma Travessia Quando: quarta-feira, 26 de novembro Onde: Knight Concert Hall At The Adrienne Arsht Center Endereço: 1300 Biscayne Blvd., Miami, FL Info: www.arshtcenter.org