Com a temporada de furacões a todo vapor, os funcionários dos abrigos de evacuação da Flórida estão sendo treinados para saber lidar em casos especiais como para onde enviar vítimas de violência doméstica. Mas este ano eles estão praticando para uma nova edição - o que fazer se os funcionários da imigração quiserem entrar para dar uma olhada.
Este ano, o condado de Miami-Dade terminou sua longa prática de permitir que a Cruz Vermelha administre seus principais centros de evacuação durante tempestades. O condado planeja treinar este ano 2 mil funcionários do governo para administrar dezenas de abrigos. A Cruz Vermelha servirá como "backup", em vez de administrar os centros, mas continuará administrando abrigos que continuarem abertos depois das tempestades, para servir residentes que ainda não puderem voltar para casa.
Autoridades de imigração disseram no ano passado que não conduziriam varreduras em abrigos contra furacões, mas no clima político incerto, as autoridades de Miami disseram que querem estar preparadas e incluíram a possibilidade no treinamento. Funcionários estão sendo treinados para afastar funcionários da imigração se eles aparecerem.
O porta-voz do Immigration and Customs Enforcement em Miami, Nestor Yglesias, disse que não existe essa possibilidade e o cenário não faz sentido. “O ICE não faz varreduras indiscriminadas”.
Com informações do Miami Herald.