Várias pessoas estão recebendo, nesta quarta-feira, dia 1º, vídeos, áudios e mensagens pelo whatsapp em diferentes idiomas alertando imigrantes indocumentados de que o Immigration and Customs Enforcement (ICE) estaria prendendo indocumentados em algumas partes do país, entre elas o sul da Flórida.
As “supostas” batidas da Imigração estariam sendo feitas em pontos estratégicos, onde há alta concentração de indocumentados como no mall de um mercado frequentado por muitos brasileiros em Pompano Beach.
Também chegou à redação do GAZETA fotos de vários ônibus do Department of Homeland of Security com a mensagem de que autoridades estariam batendo de porta em porta para checar a documentação dos residentes em North Miami. No entanto, a imagem ilustra uma matéria publicada na internet em 2014. Os boatos davam conta deque as batidas estavam acontecendo nas áreas de Palm Beach (check-point); em Miami: na Byscaine com 76thStreet; e em Pompano Beach.
O GAZETA entrou em contato com Nestor Yglesias, agente do ICE na Flórida, que negou qualquer ação de check-point ou ação especial no estado, e muito menos no sul da Flórida, para prender imigrantes indocumentados.
Alguns vídeos que mostram ações de agentes do ICE detendo imigrantes, supostamente em Massachussetts e New Jersey, também não tiveram a veracidade confirmada.
As mensagens têm espalhado pânico e medo na comunidade. Várias pessoas estâo ligando para a redação do GAZETA para saber informações e pedindo uma “luz” sobre como proceder.
“Estou no consulado brasileiro em Miami e sem coragem de sair, pois fiquei sabendo pelo whatsapp que estão em Miami, pegando todo mundo”, disse uma leitora que nos procurou para confirmar as ocorrências.
Segundo a advogada de imigração, Ingrid Domingues, as recentes ordens executivas assinadas pelo presidente Donald Trump não devem afetar a comunidade brasileira.
“Essas ordens têm como objetivo trazer mudanças na segurança nacional durante esse período de 90 dias em que estarão em efeito. O risco que o imigrante indocumentado está correndo agora é o mesmo de três anos atrás. Ninguém ganhou ou perdeu nenhum direito com as ordens executivas anunciadas na última semana”, disse a advogada.
A polícia de Miami Beach informou pelo twitter que confirmou com o DHS que não está ocorrendo nenhuma operação de imigração em Miami Beach conforme informações circuladas pelas redes sociais.