O atleta Marcel Gonçalves conseguiu se classificar para o campeonato mundial de Jiu-Jitsu de 2013, que será nos dias 10, 11 e 12 de abril em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A classificação veio depois que Marcel participou da seletiva em San Diego e, no dia 2 de fevereiro, do Havaí, onde venceu a categoria “absoluto”, abaixo de 183 libras.
“Venci no dia do aniversário de minha falecida mãe”, conta, emocionado.
“Eu ganhei no Havaí, foi uma competição duríssima, onde eu tive que lutar com muita estratégia, pois competi com dois atletas que já participaram e fizeram até finais em Abu Dhabi sem quimono”, relata o atleta, que é natural de Campo Grande, mas vive em Miami desde 2008. “Eu já tenho minha vaga garantida no principal evento, mas eu vou lutar em Miami para me preparar e sentir o gosto de lutar em casa e retribuir um pouco a todos que me ajudaram por aqui”.
Para conseguir viabilizar as viagens das seletivas, Marcel, que é o primeiro aluno da equipe Fight Sports do mestre Roberto Abreu “Cyborg”, realizou uma rifa e um seminário de Jiu-Jitsu, envolvendo alguns dos faixas pretas que fazem parte da equipe.
Agora, por ter vencido na categoria “absoluto”, Marcel conseguiu também a passagem para Abu Dhabi, para o primeiro campeonato profissional na arte e o mais esperado pelos atletas, já que terá recorde de premiação em 2013, oferecendo mais de $1 milhão de dólares.
Sobre Marcel
Marcel chegou à Flórida em 2008 e está no Brasilian Jiu-Jitsu (BJJ) desde 2002. Ele já passou por várias artes marciais, sendo que a primeira foi o judô, aos sete anos. Em 2011, fez seu debute no octógono, tendo em seu currículo três lutas de MMA - em todas finalizou os oponentes em menos de dois minutos.