DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Manifestantes cobram saída de autoridades após Irã admitir ter atingido avião

Avião caiu em Teerã com 176 ocupantes. Imagem: Wana News Agency/via Reuters.

Nesta segunda-feira, 13, centenas de manifestantes saíram pelo terceiro dia consecutivo às ruas na capital iraniana, Teerã, e também em outras cidades para protestar contra autoridades do país que “mentiram” sobre a queda do avião que matou 176 pessoas no dia 8.

A aeronave de uma companhia aérea da Ucrânia, caiu no dia 8, perto de Teerã, em meio a um conflito com os Estados Unidos.

Boeing com 176 passageiros teria sido atingido por míssil, segundo NYT

Inicialmente, o governo o presidente Hassan Rouhani negou repetidamente que tivesse culpa na queda do avião, mas no sábado, 11, os militares da Guarda Revolucionária admitiram que eles mesmos haviam derrubado a aeronave e colocaram como um “erro grosseiro”.

EUA x Irã

O confronto entre os EUA e o Irã piorou com a saída, por parte dos americanos, do acordo nuclear, em 2018, que envolvia, além desses dois países, Rússia, China, Reino Unido, França, Alemanha. Por ele, o Irã foi mais integrado à economia global, mas precisou impor limites ao seu programa nuclear.

O último confronto do Irã com os EUA acontece em um momento difícil para as autoridades do país do Oriente Médio: as sanções impostas pelo governo de Trump causaram danos na economia.

O Irã retaliou a morte do general Qassem Soleiman disparando mísseis em bases dos americanos no Iraque na quarta-feira, 8, mas não matou nenhuma pessoa. O avião ucraniano, que estava a caminho de Kiev, caiu horas depois. Grande parte dos mortos eram cidadãos iranianos ou pessoas com dupla cidadania – muitos canadenses.

Conflito entre Irã e EUA faz preço do petróleo disparar

Protestos

Vídeos mostram o batalhão de choque e os manifestantes de novo nas ruas nesta segunda-feira com diversas pessoas cantando slogans contra o líder supremo do país, poças de sangue nas ruas e disparos de tiros. As autoridades negaram que a polícia tenha atirado.

O presidente Donald Trump publicou uma mensagem no Twitter em apoio aos protestos. “Ao bravo e sofrido povo iraniano: Eu estou por vocês desde o início da minha Presidência, e meu governo vai continuar a apoiá-los. Estamos acompanhando os protestos de perto. Sua coragem é inspiradora”, escreveu acrescentando ainda que o “o mundo está de olho”. Com informações da Reuters.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News



284