A maioria dos latinos que vive nos Estados Unidos tem pouca confiança na ação da polícia, especialmente devido ao medo de uso excessivo da força, segundo uma pesquisa divulgada no dia 29 pelo instituto Pew.
De acordo com o estudo, 54% dos latinos nos EUA expressou algum nível de preocupação sobre a possibilidade de que a polícia use força excessiva contra suspeitos.
Em contrapartida, apenas 45% disseram que tinha alguma ou muita confiança de que isto não aconteça, segundo o Pew.
Da mesma forma, 51% dos latinos expressaram ter "pouca ou muito pouca confiança" de que a polícia trate membros desta comunidade da mesma forma que o resto dos brancos americanos, ao mesmo tempo em que 46% manifestaram "bastante ou muita" confiança em um tratamento.
Segundo o próprio instituto Pew, a visão geral de que os latinos nos Estados Unidos têm sobre a polícia é próxima da visão expressa pelos cidadãos negros.
Esta desconfiança dos latinos com relação à polícia, ao contrário, não impede que 63% dos integrantes da comunidade hispânica considere que os agentes são bem sucedidos na aplicação da lei. Em 2008, este percentual era de 61%, segundo o instituto Pew.