Os médicos estão alertando contra os perigos provocados pelas luzes ultravioletas frequentemente usadas ao se fazer unhas de gel.
De acordo com a Fox 13, a concorrente da Miss Estados Unidos, Karolina Jasko, descobriu que tinha câncer de pele melanoma quando tinha 18 anos e que, provavelmente, o uso da luz foi a causa.
"O médico disse que eu provavelmente adquiri a doença com a luz ao fazer minhas unhas de gel no salão”, disse ela.
A luz que Jasko está se referindo é um dispositivo que emite raios UVA para fixar as unhas em gel.
Esses dispositivos usados ??para selar o polimento levantaram preocupações de muitos médicos.
"Seja bronzeamento artificial, lâmpada UV, bronzeamento artificial, todos eles podem causar envelhecimento da pele e potencial para câncer de pele", disse Carolyn Jacob, diretora da Chicago Cosmetic Surgery and Dermatology.
Jacob disse que Jasko também pode ter corrido um risco maior por ter histórico familiar de melanoma. Mesmo assim, os médicos consideram importante que todos tomem precauções ao usar as caixas de luz ao fazer a unha.
"A dose de UV que você recebe ao fazer a unha em gel é breve, mas é intensa", disse o Dr. Chris Adigun em um relatório da Academia Americana de Dermatologia. “Com o tempo, essa exposição intensa pode causar danos à pele… Para muitos pacientes, uma unha em gel pode mudar a vida”.
As unhas do tipo citadas são feitas a partir de umgelque seca apenas ao ser exposto a luz ultra violeta. Por isso, é dado o nome de gelUV.