Listas
Essas bobagens não funcionam. Simples assim. Tudo, veja bem, estou decretando, tudo nessa vida é individual, não é à toa que somos chamados de indivíduos. Assim como remédios que para umas pessoas fazem efeito, para outras não, bem como as “doenças hereditárias”, que nem sempre passam de pai para filho, essas listas não servem porque cada um de nós é de um jeito. E devemos dar graças por isso e lutar contra quem quer porque quer nos tratar como iguais.
Leio muito e confesso que esse meu hábito está cada vez mais perto de ser torturante do que prazeroso. Leio revistas como Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios, IstoÉ dinheiro, sem falar nas semanais. Já foram boas publicações. Hoje em dia, as especializadas em negócios se transformaram em listinhas safadas voltadas para o mundinho tosco da autoajuda.
Dia desses uma delas teve a desfaçatez de publicar... “30 frases motivacionais para você começar a semana”...
Na boa, se você precisa de 30 frases motivacionais, sua vida não anda nada bem. Acho melhor procurar ajuda profissional. Enfim, tentei encontrar ali algo que pudesse servir. Nem fazendo muita força. Tentei achar algo que servisse a diversas pessoas. Nada. Só besteiras que motivam talvez gente influenciável.
Motivação tem a ver com autoestima. Se você tem autoestima baixa, deve procurar o que te motivaria a sair desse quadro complicado. Se você está simplesmente passando por uma fase sem motivação, deve fazer uma autoanálise e tentar descobrir a raiz do problema. Garanto que ficar lendo frases não vai te motivar, pelo contrário, vai só te irritar porque quem as escreve faz parecer fácil sair de uma crise. Não é. Muito mais importantes do que frases motivacionais são as atitudes motivacionais. Muito mais importante, diria que essencial, é você descobrir o que de fato pode alterar em sua rotina que realmente faça alguma diferença para você. Lembre-se do que escrevi lá em cima, individualmente!
Frases não vão mudar seu estado de espírito. O que muda é atitude, ou melhor, a sua atitude e não frases escritas por jornalistinhas estagiários que precisam preencher buracos em suas publicações. Sobre seus negócios, garanto que não são as listas que vão ajudar a balizar o futuro de seu business. O que tem que ser feito é muito mais profundo do que isso. Chega de dar ouvidos às vozes superficiais. Vamos mergulhar um pouco mais para de fato fazer as coisas que precisam ser feitas.
Exemplos de sucesso – ou de fracasso –, são, sim, importantes, mas nunca, jamais vão superar as próprias experiências. Vivenciar a situação “X” ou “Y” é o que fará diferença em sua vida ou na vida de seu negócio. O resto, bem, o resto é acreditar nas ideias dos que querem fazer crer que você faz parte do rebanho...