Esta receita, além de simples e prática, conta com a versatilidade de poder ser servida quente ou fria.
Ingredientes
1 peça de lagarto de aproximadamente 2 kg 1 colher (sopa) de sal 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída 6 dentes de alhos amassados 4 cebolas médias, cortadas em pedaços r 2 xícaras de vinho branco seco 1 xícara de vinagre (usei vinagre de maçã) 1 pimenta-malagueta (opcional) 1 colher (sopa) de tomilho fresco ou 1 colher (chá) de tomilho seco 4 colheres (sopa) de manteiga 2 folhas de louro 4 xícaras de água
Modo de Preparo:
Limpe o lagarto, conservando a gordura. Fure bem a carne com um garfo e esfregue o sal, a pimenta-do-reino e o alho amassado.
Bata no liquidificador a cebola com o vinho, o vinagre, a pimenta e o tomilho. Coloque sobre a carne e deixe marinar de um dia para o outro na geladeira, virando de vez em quando.
No dia seguinte, escorra bem os alhos em que a carne foi temperada e reserve.
Em uma panela grande de fundo grosso, aqueça a manteiga, coloque a carne e doure todos os lados. Adicione os alhos e a folha de louro. Aos poucos, acrescente a água.
Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas ou até a carne ficar macia, virando de vez em quando. Se necessário acrescente mais água.
No momento de servir, retire as folhas de louro, transfira a carne para uma travessa, corte em fatias finas e regue com o molho.
Sirva acompanhada de batatas ou arroz.
Sugestão
Deixe a carne esfriar no molho, corte-a em finas fatias e sirva acompanhada de pães.
Dica
O tomilho pode ser substituído por orégano ou alecrim.