Conviver com pequenos lagartos faz parte do dia a dia da Flórida. No entanto, uma família de Davie ficou aterrorizada nas últimas semanas ao se deparar com um lagarto gigante em seu quintal.
Zachary e Maria Lieberman encontraram um lagarto de sete pés (dois metros) e pesando 150 libras andando em volta de sua piscina.
“Eu fiquei com mais medo do que se fosse um jacaré”, disse Zachary, de acordo com o Sun Sentinel. “No domingo quando vi, ele estava arranhando a tela e tentando entrar dentro de casa”.
A família apavorada recrutou a ajuda de caçadores, cães de caça e agentes do Fish and Wildlife Conservation para tentar capturar o réptil gigante, que apareceu no quintal deles pelo menos três vezes nas últimas duas semanas. Mas as tentativas de captura foram em vão por vários dias.
Asian Water Monitor
A espécie desse lagarto se chama Asian Water Monitor, que é vendido online como animal de etimação. Acredita-se que ele tenha fugido de casa ou sido abandonado, de acordo com o Sun Sentinel. No entanto, a espécie não é nativa da Flórida e não tem predadores naturais no estado.
Autoridades estaduais pedem ao público para relatar caso vejam a espécie, ligando para 888-483-4681 ou on-line em IveGot1.org.
Nos últimos dois anos, de acordo com autoridades, 14 ligações foram feitas de pessoas que viram esses lagartos em diferentes partes da Flórida. Mesmo assim, autoridades dizem que são casos isolados de bichos de estimação que fugiram ou foram abandonados.
Caso se depare com um lagarto gigante, não tente pegá-lo, mas ligue para autoridades. Eles podem ser perigosos para pessoas se confrontados, de acordo com autoridades. Com informações do Sun Sentinel.
Veja o vídeo postado pela família nas redes sociais: