A ideia do seu projeto nasceu quando o filho de Fernando chegou em casa de uma viagem de campo. O menino, apesar de sua idade, mostrou o desejo do pai de ajudar os pobres. Sua família tem sido ativa em obras cívicas em sua comunidade.
O menino experimentou uma viagem de imersão em que seu grupo foi exposto a comunidades marginalizadas. O filho de Fernando lamentou a falta de acesso à tecnologia nas comunidades mencionadas. Acesso à Internet foi limitado no melhor.
Seu filho conversou com as crianças que têm quase a mesma idade. Ele comentou sobre como as crianças não estão familiarizadas com gadgets ou computadores aos quais ele estava exposto.
Enquanto Fernando entendia que as comunidades unidas floresceram mesmo sem tecnologia, ele sentiu que a geração mais jovem pode se beneficiar de um programa de tecnologia. Para Klefer, isso tornará os jovens competitivos se e quando eles escolherem explorar oportunidades fora da cidade.
Klefer entendeu as complexidades da introdução de tecnologia em uma cidade presa na pobreza. Alguns membros podem ser avessos a mudanças, mas estão empenhados em investir nas crianças.
O par tem voado para a comunidade para consultar os anciãos. Eles queriam se integrar com a comunidade para entender completamente a dinâmica da área. Dessa forma, os membros da comunidade terão um incentivo para enviar seus filhos jovens para aprenderem a codificação por meio do programa do par.
Retribuindo
Retribuir às pessoas sempre esteve em suas mentes no momento em que elas saíram do avião. Apenas alguns anos depois de os dois homens terem conseguido sucesso no setor, eles finalmente encontraram o momento certo para se manter fiel à promessa.
O timing, eles sentiram, era perfeito. Foi 10 anos depois que eles chegaram no país.
"Foi o timing perfeito", disse Kléber em entrevista à imprensa especializada. "Celebrar nosso décimo ano na indústria com essas crianças é uma boa maneira de retribuir o que devemos ao país".
O programa da Klefer foi direcionado a um seleto grupo de 30 alunos que receberão educação em codificação de seus colegas escolhidos a dedo na indústria. Para salvaguardar o sucesso do programa, os dois homens estarão escrevendo o currículo por conta própria.
Klefer planeja construir uma sala de informática que forneça aos alunos hardware suficiente para permitir que eles atinjam seus sonhos e espalhem seus horizontes. Dar às crianças a oportunidade de se envolver com a tecnologia em um local com acesso limitado a um computador é a forma de preencher a lacuna entre os ricos e os menos afortunados.
Para Klefer, o programa deles é apenas um começo do que eles vêem como um investimento de longo prazo para o futuro da comunidade. Eles esperam que as crianças, cujas vidas estarão mudando, passem adiante quando chegar o dia do sucesso.
Parabéns ao meu chará Fernando e Kleber pela iniciativa!