DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Klefer mostra como cuidar e melhorar seu bem-estar mental

Especialista em bem-estar e motivação, Klefer explica que o mundo em que vivemos nos apresenta muitas tensões e desafios. “A vida é acelerada e as pessoas são complicadas, e nosso bem-estar mental exige cada vez mais de nós. Neste artigo, exploraremos o que é um bom bem-estar mental e como ele pode ser afetado. Também veremos como podemos construir relacionamentos positivos e como nossa saúde física e mental está ligada. Continue lendo para descobrir como cuidar e melhorar seu bem-estar mental”, esclarece.

O que é um bom bem-estar mental?

Klefer: Seu bem-estar mental é sobre como você se sente. Refere-se a quão bem você é capaz de lidar com sua vida cotidiana, como lida com suas interações com as pessoas em sua vida e com sua capacidade geral de manter-se saudável em seu corpo e em sua mente.

O bom bem-estar mental consiste nas seguintes qualidades:

  • Auto-estima positiva – Uma auto-estima positiva permite que você siga sua vida e se sinta relativamente confiante e capaz.
  • Bons relacionamentos com as pessoas – É importante não apenas ser capaz de construir e desenvolver relacionamentos saudáveis ​​com as pessoas em sua vida, mas também ser capaz de manter esses relacionamentos. Essas pessoas incluem sua família e amigos diretos, conhecidos, colegas de trabalho e clientes e também estranhos que cruzam seu caminho.
  • Produtividade – Bom bem-estar mental significa que você é capaz de ser produtivo no trabalho e em outras áreas da sua vida.
  • Capacidade de lidar com o estresse – A vida cotidiana gosta de lançar uma variedade de desafios em nosso caminho. Ter uma boa saúde mental nos permite lidar com esses estresses cotidianos de maneira eficaz.
  • Adaptabilidade – É importante na vida manter-se flexível e ser capaz de se adaptar a diferentes pessoas e às situações que ocorrem, especialmente em tempos de incerteza ou quando ocorrem mudanças.
  • Emoções saudáveis – todos experimentamos uma gama de emoções ao longo da vida. O bom bem-estar mental nos permite sentir e expressar nossas emoções em um nível saudável, para que possamos permanecer mentalmente equilibrados e nos sentirmos bem.
  • Engajamento com o mundo – Bom bem-estar mental significa que somos capazes de nos sentir conectados e envolvidos com nossas vidas, outras pessoas e nós mesmos.

O que pode afetar seu bem-estar mental?

Klefer: É importante estar ciente de nosso próprio bem-estar mental. Se os níveis de nosso bem-estar mental se tornarem muito baixos por um longo período, isso poderá ter um impacto negativo significativo em nossa saúde mental em geral. Isso poderia aumentar o potencial de desenvolver problemas de saúde mental que poderiam afetar as maneiras pelas quais somos capazes de funcionar no dia-a-dia.

Klefer: Somos todos pessoas muito diferentes, com personalidades e origens diferentes. Isso significa que nosso bem-estar mental pode ser afetado de diferentes maneiras. Todos temos forças e fraquezas diferentes. Se você está tendo dificuldades para lidar com isso, aqui estão algumas das coisas que podem estar contribuindo para o seu bem-estar mental baixo.

Klefer: a solidão é mais comum e mais destrutiva do que você imagina. É também algo que isn ‘ t muitas vezes pensado para ser muito grave quando pensamos sobre o nosso bem-estar mental. Mas o fato é que os seres humanos são criaturas sociais, e precisamos sentir conexão física e emocional com outras pessoas. Quando nos sentimos sozinhos, somos mais vulneráveis. Os problemas que temos podem parecer piores porque não temos apoio. Também podemos não ter ninguém com quem compartilhar nossas boas experiências, e isso pode reduzir a qualidade de nossa vida, pois não somos capazes de experimentar alegria e felicidade da mesma maneira que os outros.

Klefer: Os problemas nos relacionamentos podem ser os principais culpados por perturbar nosso bem-estar mental. Os maus relacionamentos com as pessoas podem ocorrer por vários motivos diferentes e podem ser muito prejudiciais à auto-estima e à confiança, sem mencionar causar estresse e contribuir para a solidão.

Klefer: Em algum momento de nossas vidas, todos experimentamos alguma forma de luto ou perda, decepção ou fracasso ou agitação dramática que cria insegurança ou emoções elevadas. Os eventos da vida surgem quando menos esperamos, e podem ter um forte impacto no nosso senso de bem-estar.

Klefer: O dinheiro é uma das principais fontes de estresse na vida. Se você estiver enfrentando problemas com dinheiro, isso pode causar muitos problemas em diferentes áreas da sua vida. Isso pode exercer pressão sobre você no trabalho, pode causar tensão nos seus relacionamentos românticos e na vida familiar, e pode afetar sua saúde mental e física, dependendo de como você escolher lidar com o estresse. Por exemplo, algumas pessoas recorrem ao álcool por escapismo, o que inevitavelmente causa mais problemas.

Klefer: Às vezes, é o trauma que experimentamos anteriormente em nossas vidas que acaba afetando nosso bem-estar mental quando adultos. Alguns de nós continuam a sofrer trauma na idade adulta. O trauma pode ocorrer na forma de abuso físico, emocional ou mental, como abuso infantil ou como adulto sendo intimidado no trabalho ou em um relacionamento romântico. Também pode ser experimentado através de coisas como discriminação, isolamento, pobreza, desemprego, questões de moradia ou condições crônicas de saúde a longo prazo. Às vezes, podemos achar que nosso bem-estar mental é afetado por cuidar ou apoiar alguém com dificuldades, já que o estresse afeta as pessoas.

Como você pode construir relacionamentos positivos?

Klefer: Os relacionamentos que desenvolvemos com as pessoas em nossas vidas formam uma estrutura social em que confiamos. Portanto, é muito importante cuidar das conexões que fazemos com as pessoas e saber reconhecer e manter relacionamentos saudáveis. Quando criamos conexões positivas com as pessoas, aumentamos nosso senso de pertencimento e a vida se torna mais significativa.

Klefer: Há muitas coisas que podemos fazer para construir e manter relacionamentos positivos.

Aqui estão algumas idéias:

Invista seu tempo

Klefer: nosso tempo é uma coisa preciosa. Amigos e familiares também são importantes em nossas vidas, e por isso faz sentido passar tempo com eles. Quando você valoriza seu relacionamento com as pessoas, reservando um tempo de qualidade para elas, fortalece seus laços e aumenta sua sensação de bem-estar. Ótimas maneiras de fazer isso são manter contato regular com as pessoas de quem você gosta. É fácil manter contato com telefones celulares, mídias sociais e e-mail, e todas essas são formas válidas de comunicação com nossos entes queridos. Não se esqueça de passar tempo de qualidade face-a-face muito embora, a fim de tirar o máximo proveito do seu tempo gasto com eles.

Expresse-se abertamente

Klefer: A coisa maravilhosa de ser humano é que temos a capacidade de nos comunicar de maneira muito eficaz através da linguagem. É claro que este não significa que sempre fazemos! Tente falar mais abertamente sobre como você se sente com as pessoas próximas a você. Isso os ajudará a entendê-lo melhor e, como resultado, você se sentirá mais próximo deles. Abrir-se às pessoas cria confiança, e conversar é uma ótima maneira de ajudar a resolver seus problemas e obter algum apoio.

Compartilhe seus interesses

Klefer: Hoje em dia é mais fácil do que nunca encontrar pessoas que compartilham seus próprios interesses pessoais. Amizades formadas com base em interesses comuns podem se transformar em vínculos significativos e duradouros. Você pode encontrar facilmente pessoas com idéias semelhantes participando de grupos on-line ou de reuniões locais. Apenas grupos de pesquisa que atendem às coisas de seu interesse, como desenho ou esporte. Você também pode conhecer pessoas com interesses comuns ao participar de projetos e atividades da comunidade. Talvez você possa participar de um projeto local de jardinagem ou grupo de teatro?

Voluntariado

Klefer: Oferecer-se como voluntário para algo em sua comunidade é uma maneira maravilhosa de conhecer novas pessoas e construir relacionamentos positivos e significativos. Você pode optar por ser voluntário em uma escola local, instituição de caridade ou hospício. Esse trabalho pode ser extremamente gratificante, pois você se sentirá bem em retribuir à comunidade. Ele expõe você a conhecer pessoas de todas as esferas da vida e pode realmente ajudar a ampliar sua mente e ver a vida de uma perspectiva diferente.

Como você pode cuidar de sua saúde mental?

Klefer: Sua saúde mental é muito importante. Isso afeta as maneiras pelas quais você é capaz de funcionar em sua vida; portanto, tente sempre encontrar maneiras de cuidar de si mesmo. Felizmente cuidar de sua saúde mental não tem que ser complicado. Aqui estão algumas idéias.

Pratique a atenção plena

Klefer: Pode parecer complicado, mas praticar a atenção plena é realmente apenas uma maneira de diminuir a velocidade e viver mais no momento. Ao fazer isso, você descobrirá que naturalmente começará a demorar mais tempo para si mesmo. É isso que pode ter um efeito significativamente positivo na sua saúde mental. Vivemos em um mundo moderno muito acelerado e, por isso, nossa atenção está sempre sendo desviada de nós mesmos. Reserve mais tempo para direcionar sua energia para dentro, a fim de preservar sua saúde mental. Preste atenção no que está à sua frente e no que você está fazendo, pensando e sentindo agora, em vez de sempre focar sua atenção no passado ou no futuro.

Invista em si próprio

Klefer: A vida é uma jornada longa, mas também curta. Nós só temos uma vida e, portanto, devemos aproveitar ao máximo. Você pode melhorar sua saúde mental investindo mais em si mesmo. Você pode fazer isso aprendendo algo novo para descobrir um renovado senso de conquista e confiança interior. Não tem que ser complicado ou caro. Tente cozinhar uma nova receita ou fazer uma aula de artesanato.

Divirta-se

Klefer: Isso pode parecer óbvio, mas nossa saúde mental melhorará se simplesmente encontrarmos tempo para fazer as coisas que gostamos. O problema é que a vida e outras pessoas podem assumir o controle e nos esquecemos de passar o tempo fazendo as coisas que gostamos. Então, por que não pensar nas coisas que você gosta? Se você não tem certeza do que gosta, pense em quando você era criança. Muitas vezes ainda gostamos de fazer o que gostávamos quando éramos jovens, como desenhar, cantar, dançar, caminhar, tocar um instrumento musical ou assar brownies.

Técnicas de relaxamento

Klefer: Acreditamos que o relaxamento ocorre na forma de sentar no sofá e assistir TV, mas é muito mais eficaz relaxar o corpo e a mente simultaneamente. Isso geralmente significa afastar-se completamente da tecnologia.

Klefer: Algumas técnicas de relaxamento que você pode praticar incluem ioga, caminhadas na natureza, meditação, massagem, aromaterapia ou até mesmo tomar um banho à luz de velas.

Klefer: Mais recentemente, a tendência de colorir para adultos explodiu à medida que as pessoas descobriam essa técnica agradável de atenção plena. Qualquer coisa que o ajude a relaxar e reduzir o estresse será benéfico para sua saúde mental.

Como você pode cuidar de sua saúde física?

Klefer: Nossa saúde física é tão importante quanto nossa saúde mental quando se trata de ter um bom bem-estar mental. Ambas as coisas estão conectadas. Você pode ‘ t realmente ter um sem o outro, como ambos irão ser afetados se o outro sofre. Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a cuidar de sua saúde física, a fim de manter sua saúde mental e bem-estar.

Exercício diário

Klefer: Não é surpresa que a atividade física esteja no topo da lista quando se trata de cuidar de sua saúde física. Devemos cuidar de nosso corpo e permanecer em forma e saudável se quisermos manter uma atitude mental positiva.

Klefer: Provou-se que o exercício físico tem um efeito significativo em nossa saúde mental. Isto não significa necessariamente que todos nós devemos ter associações de ginástica, mas manter-se ativo em uma base diária é importante e ajuda a nos fazer sentir bem e equilibrar o nosso humor.

Klefer: Andar diariamente é um ótimo hábito, e você deve tentar encontrar mais oportunidades para fazê-lo. Isso pode significar fazer um esforço consciente para usar mais as escadas ou caminhar em vez de pegar ônibus ou dirigir. Outras maneiras de incorporar mais exercícios físicos à sua rotina diária são: andar de bicicleta, correr ou correr, ou iniciar um esporte como tênis ou natação.

Coma saudavelmente

Klefer: O que você coloca no seu corpo determina o quão saudável ele não é, mas também sua mente e seu bem-estar mental. O que você come afeta diretamente como você se sente. Portanto, pense cuidadosamente sobre sua dieta e verifique se está alimentando bem o corpo, para que ele funcione da melhor maneira possível. Uma dieta saudável não se refere apenas aos alimentos que você come, mas também ao seu relacionamento com os alimentos. Fazer dieta pode ter um efeito horrível no seu bem-estar mental, se sua abordagem à dieta ou sua auto-imagem não são saudáveis. Você precisa amar a si mesmo, e isso se reflete em seu relacionamento com a comida e suas intenções.

Evite drogas e álcool

Klefer: Não apenas as drogas e o álcool afetam negativamente sua saúde física, como também podem causar problemas ao seu bem-estar mental. A chave é evitar drogas prejudiciais e sensíveis ao consumir álcool. Você pode pensar que eles fazem você se sentir melhor, mas sempre farão você se sentir pior no final. Então, pergunte a si mesmo, vale mesmo a pena? Certamente existem outras maneiras mais saudáveis ​​de se sentir bem?

Durma bem

Klefer: O sono é extremamente importante para a nossa saúde física e mental. Dormimos por uma proporção tão grande de nossas vidas, e isso ocorre porque o corpo precisa desse tempo para se recuperar. Quando você priva seu corpo do sono, todo o seu sistema pode ser afetado e parar de funcionar bem. Isso não apenas faz você se sentir cansado, mas também pode fazê-lo se sentir doente, abrindo seu corpo e tornando-o vulnerável a infecções e doenças.

Klefer: Embora seja importante garantir que dormimos o número de horas que precisamos todas as noites para a nossa idade, também é importante garantir que nossa qualidade de sono seja boa. Isso significa garantir que você esteja dormindo na superfície certa para seu corpo com lençóis respiráveis ​​e travesseiros de apoio.

Klefer: Certifique-se de que seu sono não esteja sendo interrompido com frequência também e, se for, tente descobrir o porquê para resolver o problema e dormir melhor.

Conclusão

Klefer: O bem-estar mental é super dinâmico, o que significa que muda constantemente.

Klefer: É por isso que é tão importante manter-se atualizado sobre sua própria saúde mental e física para garantir que seu bem-estar mental e qualidade de vida sejam mantidos.

Klefer: Essas idéias e dicas devem ajudá-lo a entender como seu corpo e sua mente trabalham juntos em uníssono, para que você possa avançar conscientemente cuidando de ambos, a fim de melhorar seu bem-estar mental.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,

Gazeta News
Gazeta News



266