Google teve uma conferência de imprensa introduzindo um novo conceito de jogo inovador que será lançado em 2019, chamado Google Stadia. Ele fará sua estreia nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na maior parte da Europa explica Kléber Leite Tavares.
Stadia tem recebido uma recepção legal até agora por gamers de verdade no circuito do YouTube. A escolha de onde está sendo debutado está causando um pouco de agitação. Kléber Leite conta que há preocupação por que não está sendo lançado no Japão, na China ou na Coréia do Norte. O Japão é provavelmente a maior indústria de jogos do mundo. De uma perspectiva de negócios, os jogadores sentem que isso não faz sentido. Eles se perguntam se isso significa que não haverá nenhum jogo de título japonês disponível com o lançamento ainda este ano. Isso seria perturbador, já que alguns dos jogos mais populares são do Japão.
Outras áreas populares para jogadores incluem Índia, México, Nova Zelândia e Austrália. O consenso foi de que alguns desses países podem não ter velocidades de internet que o suportariam ainda. Eles dizem, no entanto, que o Google vai precisar do melhor dos jogos ocidentais para tornar sua plataforma atraente para o mundo dos jogos.
A maioria das pessoas acha que o Google não estava preparado para receber a coletiva de imprensa na frente de todo o público de jogos nesse momento da produção. Acredita-se que eles deveriam ter feito uma avaliação apenas para os desenvolvedores, com o mínimo de informações que eles puderam fornecer.
O Google nunca lidou com consoles de jogos ou teve experiência na indústria de jogos. Eles estão mergulhando diretamente na cabeça da cena no território limitado do jogo digital, o streaming para ser específico. Eles começaram a falar sobre tomar as medidas necessárias para desenvolver uma iniciativa de jogos aproximadamente dois ou três anos atrás. Kléber Leite relembra que, em outubro do ano passado, o Google ofereceu o Project Stream com uma demonstração. Foi muito bom para aqueles que puderam recebê-lo, mas ninguém sem conexão com a internet ou mau serviço não pôde participar.
O conceito de jogo digital só foi feito uma vez antes pelo Onlive em 2013. Onlive foi bom, mas não houve audiência. Ninguém comprou e se dissolveu. O Google está ampliando o que o Onlive fez em um nível muito mais poderoso, que é como o serviço foi descrito na apresentação.
Parece que a Microsoft também está desenvolvendo uma opção digital semelhante, conhecida como Projeto X, que será um concorrente direto do Google. Ninguém sabe muito sobre o desenvolvimento ou quando será lançado. A única coisa que se sabe é que é muito semelhante ao Stadia que o Google está lançando. Será muito interessante ver estes dois gigantes irem frente a frente.
- Isso nos dará um pequeno vislumbre do futuro mundo de jogos automatizado, livre de consoles conta Kléber Leite. Muitos jogadores podem não gostar, mas é aí que a tecnologia nos leva ao mundo digital moderno. Isso elimina a necessidade de comprar um novo console toda vez que o fabricante fizer uma pequena atualização para o sistema ou trocar o PC por estar desatualizado. Isso tudo é executado fora de um servidor cuidado pelo Google. Não se preocupe com o jogador em tudo.
Preços
Os jogadores podem nunca ter que pagar o preço total pelos jogos novamente. Eles podem entrar e pagar uma pequena taxa de aluguel por uma hora de jogo. Pode haver um serviço de assinatura em que eles podem pagar uma taxa como eles teriam para assistir a filmes. De acordo com Kléber Leite, eles poderiam ainda ter a opção de comprar os jogos pelo preço total se ainda quiserem essa opção para ter acesso total.
Gratificação instantânea
Esses dados digitais estão disponíveis em segundos de transmissão ao vivo. Não é necessário baixar ou instalar ou mexer com hardware ou software, sem patch. Está pronto para ir apenas pressionando um botão. Um jogador vê um jogo no YouTube em que ele só precisa se envolver e pressiona o play para começar a apreciá-lo.
Contras
- Jogos Os jogadores não são donos dos jogos. Mesmo que paguem o preço total pelos jogos, eles não têm fisicamente os jogos em sua posse. Não há nada para eles realmente possuírem. Eles não podem possuir conteúdo. Isso ainda é algo que precisa ser trabalhado. Se algo acontecesse com Stadia onde se dissolveria, o que aconteceria com uma biblioteca de jogos que alguém havia criado? Eles poderiam transferi-los para outro serviço ou sistema? Ninguém sabe neste momento.
Houve uma pergunta:
E se os jogadores não estão felizes com o fato de o YouTube ser a única fonte de streaming? O YouTube tem outra concorrência no compartilhamento de espaço, incluindo o Game Play. Algumas pessoas podem preferir usar esse meio em vez do YouTube. Parece, no entanto, que o YouTube e o Google estão nessa relação juntos. Parece não haver probabilidade de que outras opções sejam disponibilizadas até onde o streaming possa ser feito. Os links para os jogos serão disponibilizados pelo YouTube.
Parece que há muita hiperatividade acontecendo sobre o que poderia ser e que se e medo do que pode ser deixado para trás conta Kléber Leite. Ninguém quer deixar de familiar e ninguém gosta de mudança. Se este é o caminho do futuro, temos que abraçá-lo. Não podemos fugir disso.
Com a próxima conferência de imprensa durante o verão, o Google deve ter mais respostas que podem deixar a comunidade de jogadores mais à vontade. Sério, os consoles de jogos não vão desaparecer da noite para o dia. Isso tudo levará tempo para resolver os bugs e deixar todos acostumados à maneira como o mundo está se dirigindo. Uma vez que isso aconteça, todo mundo vai estar a bordo e esquecer tudo sobre os medos e preocupações que eles estão experimentando agora. Tudo será uma segunda natureza nesse ponto.
Todos nós queremos chutar e gritar quando alguém tenta tirar nossos bens valiosos. Pense nos excitantes desafios que esperam com as novas coisas que estão por vir. "Nós todos gostamos de um desafio, certo?"