DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Inscrições para o Obamacare registram falhas na reta final

Algumas pessoas relataram problemas para completar a inscrição do programa de saúde “Obamacare” cujo prazo final é a próxima sexta-feira, 15. A defesa do consumidor informou nesta segunda-feira, 11, que algumas falhas nos últimos dias prejudicaram e deixaram em dúvida alguns clientes.

Em Illinois, algumas pessoas que completaram com sucesso o pedido através do HealthCare.gov receberam uma mensagem dizendo que provavelmente seriam elegíveis para comprar um plano de saúde, “mas que não havia nenhum disponível em sua área”.

Segundo a defesa do consumidor, essa informação seria incorreta porque cada município do país atualmente possui pelo menos uma seguradora de saúde que oferece planos ao abrigo da Lei de Cuidados Acessíveis para o próximo ano.

A próxima sexta-feira é o último dia para se inscrever para o programa. O Obamacare é uma cobertura privada subsidiada em 39 estados atendidos pelo site federal HealthCare.gov. que, apesar do período menor para inscrições ordenado pela atual administração, que reduziu de aproximadamente 90 para 45 dias, a procura ainda é considerada alta.

LEIA TAMBÉM  Republicanos apresentam projeto de lei para revogar o Obamacare

Assim que assumiu, o presidente Donald Trump procurou desmantelar a lei, mas o Congresso não concordou a ponto de encerrar o programa e estuda uma nova maneira. Enquanto isso, o seguro permanece como está.

O governo espera um aumento da procura para inscrições na próxima quinta e sexta-feira, e alerta porque o sistema pode ficar sobrecarregado e gerar atraso no site HealthCare.gov levando também a longas esperas no call center federal. Para a maioria das pessoas, esta é a última oportunidade para garantir cobertura para 2018, ou mudar um plano existente.

Há exceção no prazo para as pessoas que vivem em áreas afetadas por furacões podem obter uma extensão para se inscrever até 31 de dezembro entrando em contato com o centro de atendimento HealthCare.gov. Isso pode fazer a diferença em tais estados atingidos pelas tempestades como Florida, Texas e Geórgia.

Estima-se que 9 a 10 milhões de pessoas atualmente tenham cobertura do programa. O mercado atende pessoas que não têm acesso a um plano empresarial, e a participação deverá diminuir um pouco no próximo ano.

LEIA TAMBÉM  Aumenta número de filhos de brasileiros sequestrados pelos próprios pais

A maioria dos estados que executam seus próprios sites de seguros de saúde estão concedendo um período maior para as inscrições. Na Califórnia e em Nova York, por exemplo, o prazo é o mesmo que no ano passado – 31 de janeiro. Outros estados têm prazos que vão desde finais de dezembro até meados de janeiro.

Nos anos anteriores, era dado um período excedente para aqueles que haviam iniciado mas não tinham concluído o pedido no prazo. Não está claro se a administração Trump permitirá tais extensões, ou se vai obedecer rigorosamente o prazo. Extensões anteriores permitiram que centenas de milhares de consumidores se matriculassem.

De acordo com funcionários da administração , o problema teria sido resolvido e as inscrições podem ser realizadas normalmente.

Comments

comments

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News



287