Um número maior que o normal de imigrantes está pedindo a cidadania, algo que se atribui ao tumultuado cenário da campanha eleitoral de 2016. Um dos principais motivos é a retórica anti-imigrante do candidato republicano Donald Trump.
A mexicana Hortensia Villegas, que imigrou para o Colorado legalmente há 10 anos, disse ao New York Times que nunca sentiu a necessidade de tornar-se cidadã até que Trump ganhou força nas pesquisas.
“Eu quero votar para que Donald Trump não ganhe”, disse Villegas, de 32 anos e mãe de dois, enquanto contava com a ajuda de voluntários para preencher os papéis da cidadania em Denver. Villegas não estava sozinha. Sua irmã, seus pais e os pais de seu marido são parte de um grande número de latinos que estão tentando se naturalizar em tempo de votar este ano.
Os pedidos de cidadania nos últimos seis meses estão com uma alta de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, disse o NYTimes. Ativistas dizem que os números estão crescendo semana a semana, estimando que o total de aplicações para o ano fiscal de 2016, que vai até o fim de setembro, poderia atingir 1 milhão, representando um aumento de 20% em relação aos anos anteriores.
Tradicionalmente, os imigrantes mexicanos são os que menos procuram se tornar cidadãos. De acordo com o Pew Research Center, 36% dos mexicanos elegíveis se tornaram cidadãos nos últimos anos, comparado com 68% dos outros imigrantes. Mas isso pode estar mudando por causa de Trump.
“Pessoas que são elegíveis estão realmente sentindo a urgência”, disse Tara Raghuveer, diretora do National Partnership for New Americans. “Eles estão preocupados por causa do discurso de ódio de uma pessoa que está concorrendo à presidência”.
“Sempre dizem que nós, latinos, estamos pegando o trabalho dos outros e várias coisas que nos ferem muito”, disse Jocelyn Sida do “Mi Familia Vota”. “Está chegando a um ponto que estamos ficando frustrados com esse tipo de retórica. Eles estão chegando à conclusão de que só podem parar com isso ao se envolverem civicamente”.
Estima-se que 8,8 milhões de imigrantes sejam elegíveis à cidadania. Além de ONGs como o National Partnership, a própria Casa Branca iniciou uma campanha nacional para ajudar pessoas a tornarem-se cidadãs, com propagandas e incentivo. Na semana passada, $10 milhões de dólares foram prometidos a ONGs que ajudam imigrantes no processo.
“Eu não me importo qual partido eles escolham, mas só quero que eles se tornem cidadãos”, disse Leon Rodriguez, diretor do US Citizenship and Immigration Service (USCIS).
O próprio Trump acredita que irá ganhar os votos latinos. O porta-voz de sua campanha, Hope Hicks, disse ao NY Times: “Ninguém vai se beneficiar mais das reformas de imigração para os trabalhadores do que os milhões de imigrantes que consideram a América seu lar”.
A mexicana Mary Victorio, de 22 anos, aluna da Universidade do Colorado, disse que embora não suporte Trump politicamente, ela estava feliz. “Ele nos deu uma força extra para nos tornarmos prontos para votar, para provar às pessoas que nos veem de forma negativa que elas estão erradas”. Fonte: Fox News Latino e NY Times.