Visto Negado

  • ImigraçãoDúvidas FrequentesVisto Negado

Se meu pedido de visto for negado, quanto tempo devo esperar antes de solicitar novamente?

Você poderá solicitar o visto novamente em qualquer momento, através do agendamento de uma nova entrevista. Você terá que apresentar novos formulários e pagar nova taxa de solicitação de visto. Você pode optar por esperar até que as circunstâncias de seus vínculos sociais, profissionais, econômicos, e financeiros com o Brasil se modifiquem, já que serão analisados novamente em uma nova entrevista.

O que é a Seção 214(b)?

A Seção 214(b) é parte da Lei de Imigração e Nacionalidade (INA). Ela declara que “Todo estrangeiro deve ser considerado um imigrante até que ele estabeleça satisfatoriamente para a autoridade consular, no momento da solicitação de visto de admissão, que tem direito ao status de não-imigrante…”. Para se qualificar para um visto de visitante ou estudante, o solicitante precisa cumprir as exigências das seções 101(a)(15)(B) ou (F) da INA respectivamente. Falha em fazê-lo resultará na recusa do visto dentro da INA 214(b). A base mais frequente para tal recusa diz respeito ao requisito de que o promitente visitante ou estudante possui residência no exterior que ele(a) não pretende abandonar. Os solicitantes provam a existência de tal residência ao demonstrar que eles têm vínculos no exterior que os compelem a deixar os EUA ao fim de sua estada temporária. A lei coloca o ônus da prova no solicitante.

O que fazer se seu pedido de visto foi recusado dentro da Seção 214(B) por falta de residência no exterior?

Primeiro, reveja cuidadosamente sua situação e avalie realisticamente seus vínculos. Você pode escrever no papel que vínculos você tem que o qualificam e que você acha que não foram avaliados na hora da entrevista pela autoridade consular. Também, se foi recusado, reveja que documentos foram submetidos ao consul para consideração. Os solicitantes com o visto recusado no âmbito da seção 214(b) podem resubmeter sua solicitação de visto. Quando o fizer, você tem que mostrar mais provas de seus vínculos ou como sua situação se alterou desde sua solicitação original. Pode ajudar responder às seguintes perguntas antes de resubmeter sua solicitação: (1) Eu expliquei minha situação corretamente? (2) A autoridade consular deixou de examinar algo? (3) Existe alguma informação adicional que eu possa apresentar para estabelecer minha residência no país e fortes vínculos com o mesmo? Você deve ter em mente que terá que pagar outra taxa de solicitação de visto não-restituível cada vez que solicitarem um visto, a despeito dele ser emitido ou não.

Uma recusa dentro da Seção 214(B) é permanente?

Não. A autoridade consular vai reconsiderar um caso se o solicitante puder mostrar outras evidências convincentes de vínculos fora dos Estados Unidos. O solicitante deve contactar a embaixada ou consulado para saber sobre o processo de resubmissão de sua solicitação. Infelizmente, alguns solicitantes não irão se qualificar para um visto de não-imigrante, independente de quantas vezes ele solicitem um, até que suas circunstâncias pessoais, profissionais e financeiras mudem consideravelmente.

Tive meu visto negado sob alegação de que não possuo "vínculos fortes" com o Brasil. O que isso quer dizer?

Vínculos fortes diferem de país para país, cidade para cidade, indivíduo para indivíduo. Alguns exemplos de vínculos podem ser emprego, casa, família, conta bancária.  “Vínculos” são os diversos aspectos de sua vida que o ligam ao seu país de residência: suas posses, emprego, relações sociais e familiares. Durante a entrevista de visto, os funcionários consulares olham cada solicitação individualmente e consideram fatores profissionais, sociais, culturais, entre outros. No caso de solicitantes jovens, que ainda não tiveram a oportunidade de formar muitos vínculos, as autoridades consulares podem analisar as intenções específicas do solicitante, sua situação familiar e planos e perspectivas de longo prazo em seu país de residência. Cada caso é examinado individualmente e receber toda a consideração dentro da lei.

Se uma pessoa viver nos Estados Unidos anteriormente, ela terá o visto negado?

Provavelmente ela não conseguirá novo visto se: 1) Você já viveu nos EUA ilegalmente por mais de seis meses; 2) Se já recebeu Ordem de Retorno Voluntário ou Ordem de Remoção/Deportação; 3) Se já cometeu um crime grave nos EUA ou fraude em processo imigratório; 4) Mesmo se ela tiver filhos nascidos nos EUA, com ou sem problemas de sáude.

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/nvisa-faqs.html e Itamaraty.gov.br

Colaboração: Dra. Iara Morton e Dra. Ingrid Domingues