Visto Brasileiro para Estrangeiros

  • ImigraçãoDúvidas FrequentesVisto Brasileiro para Estrangeiros

Quais estrangeiros precisam de visto para entrar no Brasil?

O Quadro-Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil especifica as nacionalidades que precisam e as que estão dispensadas de visto para o Brasil.

O Quadro está disponível em:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/estrangeiros/quadro-geral-de-regime-de-vistos.

Como solicitar um visto brasileiro?

Para solicitar o visto, o estrangeiro deverá apresentar Formulário de Pedido de Visto (https://scedv.serpro.gov.br/frscedv/manterVisto.do?lang=ptbr#inicio)  devidamente preenchido, documento de viagem válido, comprovante de pagamento dos emolumentos consulares, Certificado Internacional de Imunização, quando necessário, e demais documentos específicos para o tipo de visto solicitado. A solicitação de visto para menor de 18 anos deverá ser acompanhada de autorização de viagem por escrito de ambos os pais, responsáveis legais ou autoridade judicial competente. Mais informações; http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/vistos_(visa).xml.

Meu visto brasileiro está para expirar. Como posso fazer a prorrogação?

A prorrogação do prazo de estada do estrangeiro no Brasil é feita pela Polícia Federal. Para mais informações, visite o site http://www.dpf.gov.br/servicos/estrangeiro/ .

Duvidas sobre visto brasileiro para estrangeiros:

http://www.portalconsular.mre.gov.br/estrangeiros/perguntas-frequentes-sobre-vistos

O visto do meu amigo está vencido. Como ele pode regularizar a situação no Brasil?

A legislação imigratória brasileira proíbe a legalização da estada de clandestino e de irregular. Portanto, o estrangeiro deve deixar o Brasil e solicitar novo visto.

Meu namorado é argentino e gostaria de viver e trabalhar no Brasil. É possível?

Sim. Cidadãos da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, do Chile, da Bolívia, do Peru, da Colômbia e do Equador podem solicitar o Visto de Residência Temporária junto à Embaixada/Consulado brasileiro com jurisdição sobre o seu local de residência, no exterior. Caso o estrangeiro já esteja no Brasil, a residência poderá ser solicitada à Polícia Federal.

Como um estrangeiro pode pedir um Visto Permanente?

O visto permanente pode ser concedido em 3 casos:
a) reunião familiar (Resolução Normativa 108 do Conselho Nacional de Imigração);
b) transferência de aposentadoria (Resoluções Normativas 45 e 95 do Conselho Nacional de Imigração);
c) investidor estrangeiro (Resolução Normativa 84 do Conselho Nacional de Imigração).

Caso o estrangeiro se encaixe em algum dos casos acima, poderá solicitar seu visto permanente em Embaixada/Consulado do Brasil no exterior.

Como meu esposo/companheiro estrangeiro pode viver e trabalhar no Brasil?

Poderá ser solicitado um visto permanente (Resolução Normativa 108/2014 do Conselho Nacional de Imigração) para ele junto à Embaixada/Consulado brasileiro mais próximo de sua residência, no exterior. Caso o estrangeiro já esteja no Brasil, em situação imigratória regular, a permanência poderá ser solicitada à Polícia Federal.

Mais informações: http://www.dpf.gov.br/servicos/estrangeiro/  ou http://www.portalconsular.mre.gov.br/estrangeiros/perguntas-frequentes-sobre-vistos

Fonte: http://www.portalconsular.mre.gov.br/ e Consulado-Geral do Brasil em Miami (miami.itamaraty.gov.br).