Brasileiro ilegal é acusado de agredir agente federal nos EUA

Emanuel Fernandes já havia sido preso anteriormente na Filadélfia por outras acusações, incluindo estrangulamento e agressão a policial

Por Lara Barth

Reprodução/Ice.gov
U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE)

O brasileiro Enmanuel Fernandes-Calixto, de 20 anos, também conhecido como Emanuel Fernandes e Emanuel Bartholomew, foi preso e acusado nos Estados Unidos por agredir, resistir, intimidar e tentar impedir um agente federal no exercício de suas funções. Segundo a acusação, no dia 2 de abril de 2025, ele tentou escapar da custódia do ICE (Serviço de Imigração) durante o transporte, chegando a agredir fisicamente o agente mesmo algemado, antes de fugir e se esconder em uma casa na Filadélfia. Ele foi recapturado horas depois com ajuda da equipe tática da polícia local.

Fernandes-Calixto já havia sido preso anteriormente na Filadélfia por outras acusações, incluindo estrangulamento e agressão a policial, mas foi liberado pelas autoridades locais mesmo com um pedido de custódia federal (ICE detainer) em aberto. Essas acusações anteriores ainda estão em andamento na justiça.

O caso está sendo investigado dentro da operação “Take Back America", uma iniciativa nacional do Departamento de Justiça dos EUA para conter a imigração ilegal, enfraquecer cartéis e organizações criminosas transnacionais, e proteger comunidades da violência.

Fonte: DOJ