Pietro Pessôa Paixão, de apenas 16 anos, é um jovem sonhador, filho de Andreia e Odair, uma família de Ji-Paraná, Rondônia, que vive nos Estados Unidos há cerca de oito anos. Desde pequeno, Pietro parecia uma criança saudável, mas aos 9 anos, sua vida começou a mudar. Ele passou a cair com frequência, perdia o equilíbrio com facilidade e sua coordenação motora foi se deteriorando aos poucos.
Mesmo após anos de exames em hospitais renomados dos EUA, como o Joe DiMaggio Children’s Hospital, o Shriners Children's Hospital e o Texas Children’s Hospital, nenhum diagnóstico conclusivo foi encontrado. Pietro passou por ressonâncias, tomografias, testes genéticos e foi acompanhado por diversos neurologistas e especialistas – mas a causa de sua condição ainda é um mistério.
Agora, surge uma nova esperança.
O Dr. Alexander Rodriguez Rimassa, um cirurgião cubano especializado em neuropatias espásticas, soube do caso de Pietro e está vindo especialmente aos Estados Unidos para atendê-lo. Ele recomendou um procedimento inovador chamado RODBLAN, minimamente invasivo e multinível, que pode transformar completamente a vida de Pietro — devolvendo-lhe autonomia, dignidade e, quem sabe, até a chance de voltar a jogar futebol, seu grande sonho.
Para que isso aconteça, a família organizou uma vaquinha. O custo total do tratamento é de US$ 35.000, incluindo todos os honorários médicos, centro cirúrgico, materiais, e cuidados pós-operatórios.