Na Flórida, motoristas com carteiras de motorista emitidas por outros estados para imigrantes em situação irregular não são bem-vindos nas estradas. Um exemplo são licenças especiais emitidas por estados como Connecticut e Delaware, que identificam motoristas que não conseguiram comprovar presença legal no país. Desde 2023, uma lei assinada pelo governador Ron DeSantis tornou ilegal dirigir na Flórida com esse tipo de documento — quem for pego pode receber multa ou até ser preso.
Outros estados governados por republicanos, como Wyoming e Tennessee, seguiram o exemplo com medidas semelhantes. Em Alabama, houve até a proposta de incluir placas nas estradas avisando que certos motoristas não são bem-vindos, o que gerou críticas de que essas leis são hostis e excludentes.
Enquanto isso, 19 estados e Washington D.C. adotam políticas opostas e permitem a emissão de CNHs independentemente do status migratório. Isso tem gerado um cenário desigual nos EUA: alguns estados acolhem, enquanto outros restringem. A lei federal REAL ID, que entra em vigor em breve, exige comprovação de residência legal para determinadas identificações, mas ainda assim, os estados têm liberdade para emitir outros tipos de CNH conforme suas próprias regras.
Embora a aplicação dessas proibições ainda seja incerta na prática, elas aumentam o medo e a insegurança entre comunidades de imigrantes, que muitas vezes buscam documentos em estados mais flexíveis para poderem dirigir com mais tranquilidade.
Fonte: NBC