O governo Trump revogou os vistos de 18 estudantes da Florida International University (FIU). A decisão veio após um novo acordo entre a polícia universitária e o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE), que iniciou o treinamento dos oficiais para aplicarem as leis de imigração dentro do campus.
Segundo um porta-voz da universidade, os vistos de categoria F-1 foram cancelados repentinamente entre os dias 25 de março e 10 de abril. Dentre os afetados, 11 ainda estavam matriculados e 7 haviam se formado recentemente.
Em março, a atual presidente da FIU, Jeanette Nuñez – ex-vice-governadora da Flórida – falou sobre imigração ilegal nas universidades públicas. “Temos a responsabilidade, como universidade estadual, de priorizar os contribuintes da Flórida”, afirmou. Ela destacou a importância de garantir vagas suficientes para os residentes legais do estado.
Apesar de os motivos específicos para os cancelamentos ainda não terem sido divulgados, o Departamento de Estado já alterou o status legal de mais de 700 estudantes e recém-formados em todo o país. A FIU também confirmou que agora faz parte do programa 287(g) do ICE, que permite à polícia universitária abordar, interrogar e até deter pessoas suspeitas de estarem em situação ilegal.
Fonte: Local10