O governo Trump anunciou que, a partir da próxima semana, estrangeiros poderão se inscrever para o novo “Gold Card” — um visto de residência permanente nos EUA em troca de um pagamento de US$ 5 milhões ao Tesouro americano. A iniciativa foi confirmada pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick, durante reunião com o alto escalão da Casa Branca. Apesar de não informar a data exata, Lutnick afirmou que o processo de inscrição será aberto no site da Secretaria de Comércio.
O programa, apresentado em março, surge como uma alternativa mais cara ao tradicional green card e pretende atrair grandes investidores para os EUA. Os candidatos ao visto passarão por análise do governo, e, se aprovados, receberão a autorização ainda em seu país de origem. A residência é legal e permite, futuramente, solicitar a cidadania americana.
Trump revelou ainda a versão física do cartão: um modelo dourado com sua foto, a Estátua da Liberdade, uma águia e o número 5.000.000 estampado. Ele se declarou o “primeiro comprador” do programa e disse estar animado com o lançamento, afirmando que o projeto pode ajudar na criação de empregos e na redução do déficit público. A ideia é substituir o atual programa EB-5, voltado a investidores que criam empregos no país.
Iniciativas semelhantes existem em outros países europeus, como Portugal e Reino Unido, mas foram reduzidas ou canceladas por questões de segurança. Apesar das críticas, Trump acredita que o programa pode vender até um milhão de vistos — e não descarta que até oligarcas russos se candidatem.
Fonte: G1