Um estudante da Universidade da Flórida que foi aparentemente detido pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) depois de ser preso por várias infrações de trânsito, está de volta na Colômbia, informou sua mãe nesta terça-feira (8).
Felipe Zapata Velasquez, de 27 anos, foi preso após ser multado por irregularidades de trânsito. A câmera corporal da polícia registrou o momento em que Zapata Velasquez foi parado por um policial. Durante a abordagem, ele se identificou como estudante internacional, afirmando ter vindo da Colômbia.
O deputado Maxwell Frost, de Orlando, afirmou que Felipe foi posteriormente detido pela ICE e levado para o Centro de Detenção de Krome, no condado de Miami-Dade. A ICE não confirmou oficialmente a detenção de Felipe.
A detenção de Zapata Velasquez seria a primeira de um estudante universitário da Flórida desde que o governo Trump iniciou sua repressão à imigração.
Outros estudantes estrangeiros foram detidos na Universidade de Columbia, na Universidade Tufts, na Universidade do Alabama e na Universidade de Harvard.
Em entrevista à estação de TV Nuestra Tele Noticias, a mãe de Felipe, Claudia Velasquez, disse que seu filho foi forçado a assinar documentos permitindo sua deportação. Ela afirmou que ele estava no processo de renovação do visto de estudante F-1.
Em uma declaração, Claudia afirmou que seu filho já retornou à Colômbia, mas não especificou se ele foi deportado ou se deixou os Estados Unidos voluntariamente. Ela também destacou que Felipe está passando por um processo de recuperação física e emocional, priorizando seu bem-estar.
A Universidade da Flórida confirmou que Felipe é estudante do terceiro ano de graduação em Economia de Alimentos e Recursos, mas não confirmou sua detenção. Grupos de ativistas da UF planejaram uma manifestação na quarta-feira para protestar contra a detenção de Felipe.
Fonte: NBC