Na última sexta-feira (4), a administração Trump admitiu que enviou acidentalmente uma notificação para refugiados ucranianos, informando que eles precisavam deixar os Estados Unidos imediatamente, pois seu status legal seria revogado.
A mensagem foi enviada para alguns ucranianos que haviam entrado no país sob o programa ‘Uniting for Ukraine’ (U4U), criado pela administração Biden, que permitiu a entrada de centenas de milhares de refugiados ucranianos após a invasão da Rússia. A notificação informava que a proteção temporária concedida pelo programa seria encerrada em sete dias, a menos que o status de imigração fosse renovado.
No entanto, após o contato de jornalistas, o Departamento de Segurança Interna (DHS) esclareceu que a notificação foi enviada por erro e que o programa não foi encerrado. A mensagem original, que indicava possíveis ações de aplicação da lei, foi retirada e uma segunda notificação foi enviada para corrigir a informação.
A situação gerou preocupação entre defensores dos direitos dos imigrantes, que temem que a administração Trump possa tentar revogar o status de refugiado dos ucranianos no futuro.
Fonte: CBS