IRS se aproxima de acordo de compartilhamento de dados com ICE

Por

O IRS (Serviço de Impostos Internos dos EUA) está perto de finalizar um acordo de compartilhamento de dados com o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA), que permitiria aos oficiais de imigração utilizar dados fiscais para apoiar a agenda de deportação da administração Trump, disseram duas fontes à ABC News.

Após semanas de negociações, os oficiais do governo estão perto de concluir um acordo que permitiria ao ICE enviar nomes e endereços de imigrantes suspeitos de não possuírem status legal para que o IRS possa verificar essas informações em suas bases de dados confidenciais. O Washington Post foi o primeiro a noticiar o avanço do acordo no sábado.

O uso de informações sensíveis dos contribuintes para reforçar as políticas de imigração da administração Trump gerou preocupação entre funcionários de carreira do IRS. O código tributário federal exige que o IRS mantenha as informações dos contribuintes confidenciais, com exceções limitadas, como em investigações de órgãos de aplicação da lei com autorização judicial, conforme o site da agência.

O IRS tem permitido que imigrantes sem status legal apresentem declarações fiscais utilizando números de identificação fiscal (ITINs), e esses imigrantes contribuíram com US$ 25,7 bilhões em impostos da Seguridade Social usando números de Seguro Social fraudulentos ou emprestados, de acordo com o Bipartisan Policy Center.

O IRS e o Departamento de Segurança Interna não responderam aos pedidos de comentário sobre o acordo, que ainda está sendo negociado e não foi finalizado, de acordo com as fontes.

Fonte: ABC