Flavio Alexandre Alves, de 41 anos, foi preso nos Estados Unidos sob a suspeita de fazer parte de uma rede criminosa que traficava imigrantes. O grupo, que operava principalmente entre o Brasil e os EUA, teria levado centenas de pessoas ao país nos últimos anos, conforme informações do Departamento de Justiça americano. A operação, que ocorreu na quarta-feira (26), contou com a colaboração da Polícia Federal do Brasil.
Alves, também conhecido como "Ronaldo", foi detido sob acusação de conspiração para transportar estrangeiros ilegalmente com fins financeiros. Ele utilizava o México como ponto de entrada e, após a travessia, comprava passagens aéreas para levar os migrantes para diversas cidades dos EUA. Entre maio de 2021 e agosto de 2022, ele teria adquirido mais de 100 bilhetes de avião, com destino a Massachusetts e Pensilvânia.
Além disso, Alves é acusado de enviar dinheiro para contrabandistas e imigrantes no México, ajudando a financiar as viagens. Ele também cobrava taxas dos migrantes para facilitar sua entrada nos Estados Unidos. Vale ressaltar que Alves já havia sido condenado por tráfico humano na Califórnia em 2004 e deportado em 2005, mas retornou ao país ilegalmente. No Brasil, a Polícia Federal prendeu um outro suspeito de envolvimento no tráfico de pessoas, enquanto, nos EUA, outras quatro pessoas foram presas.
Até o momento, não foi possível localizar a defesa de Flavio Alexandre Alves.
Fonte: G1