Centenas de "criminosos imigrantes ilegais" nos Estados Unidos foram presos na quinta-feira (23), e centenas de outros foram deportados para fora do país em aviões militares, conforme a operação de deportação em massa prometida pelo presidente Trump teve início, informou a Casa Branca.
Em uma publicação no X (antigo Twitter) na noite de quinta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse: "A Administração Trump prendeu 538 criminosos imigrantes ilegais, incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue Tren de Aragua e vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores." Ela não forneceu mais detalhes.
A gangue Tren de Aragua, que começou na Venezuela e agora está se espalhando pelos EUA, tornou-se um ponto de discussão durante a campanha presidencial.
Leavitt afirmou ainda: "A Administração Trump também deportou centenas de criminosos imigrantes ilegais via aviões militares. A maior operação de deportação em massa da história já está em andamento."
O presidente Trump prometeu combater a imigração ilegal durante a campanha e iniciou seu segundo mandato esta semana com uma série de ações executivas voltadas para a reforma do sistema de imigração dos EUA.
Estima-se que existam cerca de 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos, muitos dos quais estão no país há vários anos.
Na quinta-feira, o prefeito de Newark, New Jersey, Ras Baraka, um democrata, disse em um comunicado que agentes da Imigração e Controle de Fronteiras (ICE) "invadiram um estabelecimento local... detendo residentes indocumentados, assim como cidadãos, sem apresentar um mandado." Baraka informou que um dos detidos durante a operação foi um veterano das forças armadas dos EUA.
Fonte: CBS