A Polícia de Las Vegas anunciou que não realizará prisões de imigrantes apenas pelo fato de estarem ilegalmente no país. A medida foi divulgada em resposta às novas políticas de imigração implementadas por Donald Trump, que aumentaram as restrições à entrada de imigrantes nos Estados Unidos e flexibilizaram as regras para detenção de estrangeiros sem documentação.
A corporação deixou claro que, apesar de ter autoridade para fiscalizar leis migratórias, não fará ações de identificação de imigrantes ilegais. No entanto, continuará colaborando com autoridades federais no combate a crimes organizados e terrorismo e prenderá estrangeiros envolvidos em crimes violentos, notificando as autoridades de imigração quando necessário. As denúncias relacionadas à imigração serão redirecionadas para o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).
Trump, por sua vez, anunciou planos para a maior operação de deportação da história, com foco em expulsar milhões de imigrantes ilegais. Ele ampliou as medidas de deportação expressa, que agora podem ser aplicadas a qualquer imigrante detido em todo o território dos EUA, independentemente do tempo de permanência no país ou da forma de entrada. Além disso, o Departamento de Segurança Interna permitiu a prisão de imigrantes em áreas protegidas, como hospitais e escolas.
Fonte: G1