Universidades americanas têm aconselhado estudantes estrangeiros a retornarem das férias para os Estados Unidos antes da posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro. As instituições também têm promovido eventos para esclarecer dúvidas sobre o que pode mudar sob o novo governo.
Em um fórum realizado em 12 de novembro, professores da Faculdade de Direito da Universidade de Nova York (NYU) destacaram que universidades com programas de diversidade e inclusão podem enfrentar processos judiciais, e que as deportações em massa prometidas por Trump durante a campanha podem de fato ocorrer.
O Departamento de Serviços Globais da NYU enviou um e-mail recomendando que os alunos estrangeiros retornem aos Estados Unidos até 19 de janeiro de 2025, um dia antes da posse de Trump. Embora a universidade tenha informado que não há mudanças políticas iminentes que possam afetar os alunos, o e-mail aconselha cautela.
A Universidade de Massachusetts Amherst também fez uma recomendação semelhante, alertando seus estudantes sobre possíveis mudanças nas regras de imigração logo no início do governo Trump, com base nas experiências do primeiro mandato, como a proibição de entrada de cidadãos de diversos países em 2017.
Embora as promessas de Trump sobre imigração se concentrem em estrangeiros que estão nos EUA ilegalmente, sua retórica contra a imigração e as medidas do primeiro governo geraram receios entre os estudantes.
Fonte: CNN