Um homem brasileiro de 41 anos, identificado como Alexandre Romao de Oliveira, foi preso nos Estados Unidos após ser condenado por estupro de vulnerável em Rondônia. Ele foi capturado em Methuen, Massachusetts, e havia fugido do Brasil antes de cumprir a pena de 14 anos.
De acordo com o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA, Alexandre chegou ao país em abril de 2022, entrando pela cidade de Santa Teresa, no Novo México. Após ser identificado, ele foi detido, mas liberado com uma ordem de comparecimento ao Gabinete Executivo de Revisão de Imigração, do Departamento de Justiça.
A condenação de Oliveira ocorreu em Rondônia, pela prática de abuso sexual contra uma criança na cidade de Jaru. O caso tramitou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e não há mais possibilidade de recurso, pois transitou em julgado em 2 de fevereiro de 2024, permanecendo sob sigilo.
O governo dos EUA agora aguarda a continuação dos processos legais para a possível extradição do condenado. A defesa de Alexandre Romão de Oliveira ainda não foi localizada.
Fonte: G1