México disponibiliza ônibus para imigrantes até fronteira dos EUA
As forças policiais locais, estaduais e federais fornecerão segurança para os ônibus e refeições serão fornecidas durante a viagem
O México irá oferecer viagens de ônibus com escolta do sul do México até a fronteira com os Estados Unidos para migrantes não mexicanos que tenham recebido uma indicação de asilo nos Estados Unidos, anunciou o governo no sábado (31).
O Instituto Nacional de Imigração informou que os ônibus sairão das cidades de Villahermosa e Tapachula, no sul do país. O anúncio foi feito uma semana depois que o governo dos EUA expandiu o acesso ao aplicativo CBP One para o sul do México. O acesso ao aplicativo, que permite que os solicitantes de asilo se registrem e aguardem um agendamento, era anteriormente restrito ao centro e ao norte do México.
O governo mexicano quer que mais migrantes aguardem no sul do México, mais longe da fronteira com os EUA. Em geral, os migrantes reclamam que há pouco trabalho disponível no sul do México para uma espera que pode durar meses. Muitos têm dívidas para a viagem e se sentem pressionados a trabalhar.
Os migrantes que utilizarem os ônibus também receberão uma permissão de trânsito de 20 dias, o que lhes permitirá a passagem legal pelo México, segundo o comunicado do instituto.
Anteriormente, as autoridades mexicanas diziam que respeitariam os migrantes que demonstrassem ter um compromisso agendado com o asilo na fronteira, mas alguns migrantes relataram terem sido detidos nos postos de controle e enviados de volta para o sul, forçados a perder seus compromissos.
As forças policiais locais, estaduais e federais fornecerão segurança para os ônibus e refeições serão fornecidas durante a viagem, informou o instituto.
As viagens também podem ajudar a desencorajar alguns migrantes a fazer a árdua jornada para o norte a pé. Três migrantes morreram e 17 ficaram feridos esta semana quando um veículo bateu neles em uma rodovia no estado de Oaxaca, no sul do país.
O México pressionou os Estados Unidos a expandir o acesso ao CBP One, em parte para aliviar o acúmulo de migrantes na Cidade do México.
Fonte: ABC News