Governo amplia áreas de solicitação online de imigração para os EUA
Medida busca diminuir a exposição ao risco para as pessoas que tentam chegar à fronteira para pedir asilo.
O governo Biden vai expandir as áreas onde os migrantes podem se inscrever online para marcar consultas para entrar nos Estados Unidos para uma grande faixa do sul do México. A medida atende a um pedido do país latino, parceiro cada vez mais próximo dos EUA nos esforços para controlar os fluxos migratórios extraordinários e busca diminuir a exposição ao risco para as pessoas que tentam chegar à fronteira para pedir asilo.
De acordo com a U.S. Customs and Border Protection, agora os migrantes poderão agendar consultas no aplicativo CBP One dos estados de Chiapas e Tabasco. A mudança poupará os aplicantes de viajar para o norte do México para conseguir uma das 1.450 consultas disponibilizadas diariamente. A CBP afirma que a decisão entrará em vigor em breve, mas não deu uma data.
"Estamos sempre em contato com os nossos parceiros do Governo do México e trabalhamos em conjunto para ajustar as políticas e práticas em resposta às últimas tendências migratórias e necessidades de segurança", afirmou a agência num comunicado.
A declaração confirmou as observações feitas um dia antes pela Secretária dos Negócios Estrangeiros do México, Alicia Bárcena, que disse que a aproximação com os Estados Unidos reduziu drasticamente a migração desde o final do ano passado.
As autoridades mexicanas intensificaram a sua presença nos postos de controle das rodovias e nos trilhos que conduzem à fronteira com os EUA. De acordo com o governo americano, o aumento da fiscalização mexicana é em grande parte responsável por uma queda acentuada nas prisões por travessias ilegais da fronteira durante o primeiro semestre de 2024.
Mais de 680.000 pessoas agendaram consultas no CBP One pelas oito travessias terrestres entre México e EUA desde sua introdução em janeiro de 2023 até junho deste ano. As principais nacionalidades entre os aplicantes são venezuelana, cubana e haitiana.
As autoridades limitaram recentemente as vagas para mexicanos devido ao elevado número de candidatos do país.
Fonte: Local 10 News