As Escolas Públicas do Condado de Miami-Dade estão se preparando para um possível fluxo de alunos migrantes. O distrito continua a recrutar professores de ESOL (inglês como segundo idioma) e oferece programas especializados para ajudar os alunos nascidos no exterior a se adaptarem.
Embora os números oficiais para o ano corrente ainda não estejam disponíveis, o distrito disse ao Local 10 News na terça-feira (13) que tem os recursos para receber todos os alunos, independentemente de quantos chegarem.
Nos últimos três anos, o distrito viu o número de alunos nascidos no exterior matriculados em suas escolas crescer. Durante o ano letivo de 2021-2022, 14.643 alunos nascidos no exterior se matricularam nas escolas de Miami-Dade. Esse número aumentou significativamente para mais de 22.000 alunos durante o ano letivo de 2022-2023, antes de diminuir ligeiramente para pouco menos de 21.000 no ano letivo de 2023-2024.
Para atender às necessidades desses alunos, as autoridades estão utilizando o Title I Migrant Education Program, criado pelo departamento bilíngue do condado de Miami-Dade, para apoiar os alunos migrantes que enfrentam desafios para se adaptarem a ambientes com alunos nascidos nos EUA.
O programa oferece uma gama de serviços, incluindo o Newcomer Program (Programa para Recém-chegados), que oferece um currículo definido para ajudar os novos alunos imigrantes a se aclimatarem nas escolas. Esse programa auxilia os alunos em tudo, desde o registro escolar até oportunidades de aprendizado de idiomas.
Entre os três principais países de origem desses alunos estão Cuba, Nicarágua e Haiti.
Os serviços disponíveis no distrito também incluem programas de almoço gratuito e atividades pós-escolares, com o objetivo de oferecer apoio abrangente a esses alunos durante a transição para o novo ambiente acadêmico.
À medida que o ano letivo avança, os funcionários do distrito escolar continuam empenhados em garantir que todos os alunos recebam a educação e o apoio de que precisam para ter sucesso.
Fonte: Local 10 News