Deportação de imigrantes indocumentados soma mais de 1 milhão desde 2021

Por Arlaine Castro

Foram deportados 142.580 imigrantes dos EUA para cerca de 180 países.

Mais de 1 milhão de imigrantes indocumentados foram deportados dos Estados Unidos desde 2021. O número de deportações excedeu os totais de todos os anos desde 2011, disseram autoridades na sexta-feira, 12.

O U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE - (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA)disse que transportou adultos solteiros e famílias para vários países da América do Sul e Central, bem como para a China, nas primeiras duas semanas de julho.

Os voos de remoção elevaram o número total de pessoas removidas no ano passado para 742 mil, muitas das quais tinham cruzado a fronteira sudoeste.

O número marca um aumento significativo no ano fiscal de 2023 (outubro de 2022 a setembro de 2023), durante o qual 142.580 pessoas foram removidas, juntamente com 62.545 expulsões do Título 42 antes da ordem ser revogada em maio de 2023.

Nas últimas semanas, voos de remoção levaram imigrantes de volta à América Central, China, Colômbia, República Dominicana, Equador, México e Peru.

“Se um não cidadão chegar e não tiver base legal para permanecer nos Estados Unidos, ele será processado e removido rapidamente, de acordo com a lei dos EUA”, disse o ICE em seu comunicado na sexta-feira.

Dos que foram removidos nos últimos 12 meses, 111 mil eram membros individuais da família, mostraram os números.

De julho de 2023 a maio de 2024, 2.377.158 pessoas foram encontradas na fronteira sudoeste, sendo que o número removido representou cerca de 31% desse número. No entanto, os removidos podem estar no país há algum tempo, aguardando a sua remoção.

O ICE disse que os EUA examinaram todos os não-cidadãos, para determinar se eles têm base legal para proteção para permanecer no país, antes de decidir se devem removê-los.

“Os não-cidadãos colocados em processos de remoção apresentam seus pedidos de alívio ou proteção contra remoção perante os juízes de imigração nos tribunais de imigração, que são administrados pelo Escritório Executivo para Revisão de Imigração do Departamento de Justiça”, explicou o ICE.

Sob a administração Biden, as deportações ou remoções aumentaram, com pelo menos 1,1 milhão desde 2021.

No início de julho, o Departamento de Segurança Interna realizou o seu primeiro grande voo charter para a China.

“Continuaremos a aplicar nossas leis de imigração e a remover indivíduos sem base legal para permanecer nos Estados Unidos”, disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro N. Mayorkas, em um comunicado à imprensa na época.

“As pessoas não deveriam acreditar nas mentiras dos contrabandistas.”

Até 2 de julho, cerca de 120 voos de repatriação para 20 países haviam ocorrido na sequência da Ordem Executiva do Presidente, que restringe fortemente as entradas nas fronteiras, introduzida um mês antes.

Fonte: Newsweek.