Migrantes de 177 nações cruzaram o México em direção aos EUA em 2024

Por Arlaine Castro

Só em 2023, mais de 2,4 milhões de pessoas cruzaram a fronteira entre os EUA e o México sem a documentação exigida, segundo dados dos EUA.

Cerca de 1,39 milhão de migrantes de 177 países viajaram pelo México até agora este ano tentando chegar aos Estados Unidos sem documentos de entrada, disse o governo mexicano no dia 16 de junho.

A grande maioria eram homens ou mulheres que viajavam sozinhos, enquanto quase 3.000 eram menores não acompanhados, informou o Instituto Nacional de Migrações, fornecendo números de janeiro até o final de maio.

O número de 177 países de origem representa quase todo o mundo – as Nações Unidas têm 193 estados membros.

Por país, o maior número de potenciais migrantes, quase 380.000, veio da Venezuela, que tem enfrentado graves dificuldades econômicas durante anos, seguida pela Guatemala, Honduras, Equador e Haiti, todos eles duramente atingidos pela violência dos gangues e do tráfico de drogas.

Outros que tentaram a perigosa jornada através do México em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos vieram de lugares tão distantes como China, Índia, Mauritânia e Angola, disse o instituto.

Só em 2023, mais de 2,4 milhões de pessoas cruzaram a fronteira entre os EUA e o México sem a documentação exigida, segundo dados dos EUA.

O fluxo atingiu um recorde de 10 mil pessoas por dia em dezembro, embora tenha diminuído à medida que ambos os países reprimiram essas travessias.

Fonte: AFP.