Morador da Flórida descobre que não é cidadão depois de mais de 60 anos nos EUA

Por Arlaine Castro

Quando Jimmy Klass, de 66 anos, solicitou o pagamento da aposentadoria Social Security, e foi negado, descobrindo que não era cidadão dos Estados Unidos.

Um morador de Cleawater, Flórida, descobriu que não é cidadão depois de mais de 60 anos nos Estados Unidos.

Quando Jimmy Klass, de 66 anos, solicitou o pagamento da aposentadoria Social Security, não esperava descobrir que nem sequer era cidadão dos Estados Unidos. Mas foi exatamente isso que aconteceu, disse Klass ao News 6.

Apesar de viver no país há mais de 60 anos, Klass disse que recebeu uma carta da Administração da Segurança Social em 2020 alegando que não tinha provado que era cidadão.

"Recebi uma notificação de que minha aposentadoria estava congelada porque não tinha provado que estava aqui legalmente. Essa foi a determinação deles", afirmou.

A mãe de Klass era canadense e seus avós paternos eram alemães. No entanto, a certidão de nascimento de seu pai mostra que ele ( o pai) era cidadão americano nato.

Como tal, Klass acreditava que tinha recebido a cidadania através de seu pai quando foi trazido para os EUA aos 2 anos de idade.

“As raízes do meu pai estavam no Brooklyn, em Nova York... E dois anos depois de minha existência, eles decidiram carregar o caminhão e se mudar para Beverly, por assim dizer”, disse ele. “Mudamo-nos para a Tennessee Avenue em Long Island, para ser mais específico. E nos mudamos para a casa ao lado dos meus avós.”

Desde então, Klass mora nos EUA, recebendo até cartão de previdência social, carteira de motorista e título de eleitor. Ele disse ao News 6 que foi até aceito no Corpo de Fuzileiros Navais e no cargo de policial, embora tenha optado por um emprego sindical.

“Fui aceito, mas nunca aceitei os empregos porque era recém-casado, tinha um filho a caminho, acabei de comprar uma casa...” disse ele. “E eu também tenho todos esses documentos. Quer dizer, aceitaram tudo: carteira de identidade com foto, votei aqui. Você sabe, eu agi como um cidadão comum. Nunca, nunca, nunca aconteceu de eu estar aqui ilegalmente, embora a Segurança Social diga que eu não provei isso a eles. Eles me deram meu Medicare por mais de um ano e meio.”

Depois de receber a notícia, Klass disse que procurou os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA com seus documentos para provar que é americano. “Enviei tudo isso para o USCIS”, disse ele. “E eles ainda me negaram.”

Segundo Klass, ele votou em muitas eleições federais, o que significa que potencialmente infringiu a lei. “Bem, ninguém apareceu na minha porta para me prender ainda”, disse. “Mas sim, tecnicamente, se você vota e é ilegal – são acusações federais.”

Como não conseguiu receber os pagamentos da Previdência Social, Klass disse que está gastando todo o dinheiro que tem para reverter a decisão.

“Já estive até no consulado canadense em Miami, certo?” ele afirmou. “Tenho gasto milhares e milhares e milhares de dólares para tentar obter o dinheiro que paguei à Segurança Social durante toda a minha vida.”
Agora, depois de gastar suas economias, ele foi forçado a voltar ao trabalho.

Como resultado, Klass criou um GoFundMe para ajudar a cobrir algumas de suas despesas recentes. 

Para revisar as leis de cidadania relativas a filhos de cidadãos dos EUA, acesse https://www.uscis.gov/citizenship/learn-about-citizenship/i-am-the-child-of-a-us-citizen.