Maioria do latinos nos EUA teme novas deportações em massa, diz pesquisa
Mais de metade dos adultos latinos dos Estados Unidos temem que qualquer nova deportação em massa atinja todos os latinos, independentemente do seu estatuto legal, conclui uma nova pesquisa Axios-Ipsos Latino em parceria com o Noticias Telemundo.
O ex-presidente Trump prometeu deportações em massa se ganhar um segundo mandato, e esforços anteriores atingiram cidadãos dos EUA com vínculos com indocumentados, criando gerações de traumas.
Pelos números:
- 54% dos mexicanos e mexicanos-americanos – alvos de deportações em massa no século XX – disseram temer que qualquer novo plano de deportação em massa visasse todos os latinos, incluindo cidadãos dos EUA e residentes legais.
Além deles, receiam a deportação em massa:
- 65% dos centro-americanos, alvo de deportações recentes.
- 47% dos porto-riquenhos – que são todos cidadãos dos EUA – e 37% dos cubano-americanos, que beneficiaram de décadas de “tratamento especial” da era da Guerra Fria e do que alguns estudiosos dizem serem privilégios de imigração únicos.
- No geral, 52% dos latinos inquiridos afirmaram temer que todos os latinos sejam alvo da deportação em massa de imigrantes indocumentados.
O que diz Trump sobre deportações
Trump quer mobilizar agentes do ICE – juntamente com o FBI, a Drug Enforcement Administration, procuradores federais, a Guarda Nacional e até agentes da lei estaduais e locais – para realizar deportações, informou anteriormente a Axios.
As deportações rápidas – agora reservadas para pessoas que cruzaram recentemente a fronteira encontradas perto da fronteira – seriam expandidas para serem aplicadas a qualquer pessoa que cruzasse ilegalmente a fronteira e não pudesse provar que vive nos EUA há mais de dois anos.
Panorama geral
Embora a maioria dos entrevistados tenha medo de deportações, eles são cada vez mais a favor de posições mais duras sobre a imigração à medida que cresce o apoio a Donald Trump entre os latinos, disse o pesquisador da Ipsos e vice-presidente sênior Chris Jackson à Axios.
Por exemplo, 64% dos latinos concordaram em dar ao presidente autoridade para fechar as fronteiras dos EUA se houver demasiados migrantes a tentar entrar no país.
No entanto, ativistas e líderes políticos latinos temem que a retórica cada vez mais dura e racista sobre os imigrantes – especialmente por parte de Trump e dos seus apoiantes – esteja alimentando um aumento no já recorde número de crimes de ódio contra latinos.
O aumento da tensão sobre os imigrantes indocumentados incluiu comentários racistas de pastores cristãos e preocupações sobre a violência por parte de grupos de extrema direita.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Axios-Ipsos Latino, em parceria com Noticias Telemundo, foi realizada de 22 a 28 de março pelo KnowledgePanel® da Ipsos. Esta pesquisa é baseada em uma amostra probabilística representativa nacionalmente de 1.012 adultos hispânicos/latinos com 18 anos ou mais.