Legisladores do Texas apresentaram proposta de pacto de segurança da fronteira com a Flórida e outros estados. O deputado estadual David Spiller (R-Jacksboro) e o senador Bob Hall (R-Edgewood) apresentaram projetos de lei para autorizar um pacto interestadual para maior segurança e controle operacional na fronteira sul.
“Em nome deste estado, o governador deve: (1) coordenar, desenvolver e executar um pacto interestadual para segurança de fronteira entre os estados interessados; e (2) buscar a aprovação do Congresso dos Estados Unidos para o compacto”, diz o projeto de Hall.
Uma diferença fundamental entre a proposta de Hall e a de Spiller é que a primeira exige que o governador crie um pacto de segurança nas fronteiras, mas o último diz que "pode" fazê-lo. Cada versão estipula que o pacto de segurança de fronteira exigiria a aprovação do Congresso dos EUA.
Os defensores de uma forte segurança nas fronteiras instaram o governador Greg Abbott para invocar as cláusulas de invasão dos EUA e as constituições do Texas para justificar medidas mais agressivas. Enquanto isso, os críticos afirmam que é um desperdício de recursos e teve pouco impacto na imigração ilegal.
Houve 1,5 milhão de encontros com estrangeiros ilegais nos setores de patrulha de fronteira do Texas no ano fiscal de 2022.
A Constituição dos EUA diz no Artigo I, Seção 10, “Nenhum Estado deverá, sem o consentimento do Congresso, estabelecer qualquer Imposto de Arqueação, manter Tropas ou Navios de Guerra em tempos de Paz, entrar em qualquer Acordo ou Pacto com outro Estado, ou com uma potência estrangeira, ou entrar em guerra, a menos que seja realmente invadido, ou em perigo iminente que não admita demora”.
Abbott não instruiu os funcionários do estado a realizar deportações, o que poderia resultar em processo pelo governo federal. Em vez disso, o governador tomou muitas outras medidas, como o envio da Guarda Nacional do Texas e a formação de acordos de segurança nas fronteiras com os estados mexicanos de Tamaulipas, Nuevo Leon, Chihuahua e Coahuila.
Os estados da Flórida e do Arizona estão entre os que contribuíram para os esforços do Texas contra a imigração ilegal. Flórida Governador Ron DeSantis enviou Guardas Nacionais e o Arizona fez um acordo com o "Lone Star State" para reforçar a segurança nas fronteiras.
De acordo com o escritório de Abbott, o estado alocou US$ 4 bilhões para esforços de segurança nas fronteiras desde o início da Operação Lone Star. Durante uma sessão especial no ano passado, o Legislativo destinou US$ 1,2 bilhão adicional, que incluía o financiamento do muro de fronteira que recebeu apoio bipartidário.
Rep. Bryan Slaton (R-Royse City) também apresentou um projeto de lei este mês para concluir o projeto do muro de fronteira do ex-presidente Trump e batizá-lo com o nome do ex-presidente. Slaton apresentou anteriormente a mesma proposta durante a 87ª Legislatura.
Ele também apresentou uma legislação para a 88ª Legislatura para criar uma lei criminal que proíbe a invasão de propriedade privada por um estrangeiro ilegal.
Segunda-feira, 14 de novembro, foi o primeiro dia para os legisladores do Texas apresentarem projetos de lei para a próxima sessão.
Fonte: The Texan.