Imigrantes levados para Martha's Vineyard (MA) por DeSantis podem conseguir cidadania
Um oficial da lei assinou o pedido para que seja enviado para os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.
Quase 50 imigrantes venezuelanos que foram enviados sob o patrocínio do governador da Flórida Ron DeSantis de San Antonio, no Texas, para Martha's Vineyard (MA), no mês passado, podem conseguir a cidadania americana.
Nesta semana, o Gabinete do Xerife do Condado de Bexar, que supervisiona a área de San Antonio e abriu anteriormente uma investigação sobre os voos, concordou em certificar que os imigrantes cooperaram suficientemente com sua investigação e agora são elegíveis para solicitar vistos "U", um tipo de status de imigração para vítimas de certos crimes que ocorrem em solo dos EUA.
Os vistos exigem que um oficial da lei assine o pedido antes que ele possa ser enviado para os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.
Rachel Self, advogada de Martha's Vineyard que coordena os casos de imigração dos imigrantes, disse na quarta-feira, 12, que voou para San Antonio para obter as assinaturas necessárias do escritório do xerife.
"Agora tenho em minhas mãos certificados para cada uma das vítimas de Perla", escreveu Self em um comunicado, referindo-se a Perla Huerta, a mulher que se acredita ser responsável pelo recrutamento de imigrantes em San Antonio em nome de DeSantis.