Com mais brasileiros eleitos, as primárias de Massachusetts evidenciaram mudança na diversidade da eleição. A brasileira Priscila Sousa, democrata de Framingham de 34 anos, está entre uma nova classe de candidatos - muitos deles mulheres, jovens negros ou imigrantes - que na semana passada conquistaram vitórias primárias em distritos legislativos de Massachusetts.
A diversificação da população de Massachusetts está se refletindo mais nos cargos políticos, analisou o Boston Globe. No ano passado, o Legislativo do estado revisou os mapas políticos após o Censo de 2020 justamente para isso e refez os limites de muitos de seus 200 distritos legislativos, com o objetivo de dar às comunidades negras mais poder político, disse o jornal.
Como primeiro teste, a primária realizada na terça-feira, 6, mostra que a mudança está acontecendo. Uma mulher negra ganhou a indicação em todos os quatro distritos, incluindo Sousa, presidente do comitê escolar de Framingham. E em dois outros distritos majoritários e minoritários da Câmara que tinham cadeiras abertas em Boston, uma pessoa negra é o candidato democrata, diz o Boston Globe.
Em todos os 39 distritos de maioria-minoria que o Legislativo atraiu, o número de candidatos de cor que concorreram saltou 25% em comparação com dois anos atrás, de acordo com a Drawing Democracy Coalition, uma coleção de grupos de defesa. “Podemos ver que algo diferente está acontecendo”, disse William Dickerson, diretor executivo da Brockton Interfaith Community, sem fins lucrativos, ao Boston Globe. “Parte disso é resultado do redesenho das linhas."
Quatro brasileiros conseguiram vencer as primárias, três deles já eleitos para cargos de deputados na Câmara Estadual (na State House): Priscilla Sousa, eleita Deputada Estadual pelo 6º Distrito (disputou com outra brasileira, Margareth Shepard); Rita Mendes, também como Deputada Estadual pelo 11º Distrito; e o Deputado Danillo Sena, que buscava a reeleição, e não tinha adversário, permanecendo no cargo. Eles disputarão as eleições gerais em novembro simbolicamente.
"Desde o momento em que anunciei esta campanha, ela tem sido sobre nossos filhos, nossos pequenos negócios, nosso meio ambiente e nosso futuro. Framingham tem um futuro brilhante. Mas devemos nos unir para tornar esse futuro uma realidade. Obrigado por se juntar a mim nesta jornada. O trabalho apenas começou", escreveu Sousa após a apuração.
"Tenho orgulho de apoiar o YES for Safer Roads para manter a Lei de Mobilidade Familiar e de Trabalho como lei votando SIM em 4. Isso significa que os imigrantes sem status poderão deixar legalmente seus filhos na escola, ir ao consultório médico, ir ao supermercado, garantindo estradas mais seguras. A Lei de Mobilidade de Trabalho e Família é uma das votações de maior orgulho que tomei na State House e vamos defendê-la", escreveu Sena.
Um outro brasileiro venceu as primárias para a indicação do partido Democrata ao cargo de Comissário do Condado de Plymouth (vereador): Carlos AF DaSilva, que vai disputar as eleições gerais em novembro contra a Republicana Sandra Wright.