Para frear imigração ilegal aos EUA, México vai exigir vistos de brasileiros
O governo do México anunciou que vai voltar a exigir vistos para brasileiros que desejarem entrar no país. A medida é resultado do grande fluxo de brasileiros que entram no país, mas seguem para a fronteira com os EUA.
Em um documento publicado nesta quinta-feira, 14, o governo mexicano não disse quando a medida entrará em vigor, mas que se faz temporariamente necessária.
"O objetivo deste Acordo é aplicar temporariamente a exigência de visto em passaportes ordinários para nacionais da República Federativa do Brasil, na condição de permanência de Visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas, de forma que eles devem processar um visto mexicano antes de apresentar ao país', diz o comunicado oficial.
Essa exigência é uma forma de desestimular a ida de brasileiros ao México que tentem migrar para os Estados Unidos por terra — a fronteira entre os dois países norte-americanos vive uma crise migratória com alto fluxo de pessoas, incluindo cidadãos do Brasil.
De acordo com números do CBP, mais de 46 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021. Isso é bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil. Entre os detidos pelos agentes de fronteira, os brasileiros são os sextos mais numerosos.
No documento, o governo mexicano sinaliza que a exigência será temporária. "Os fluxos migratórios de brasileiros poderiam continuar utilizando indevidamente a supressão do requisito de vistos em passaportes ordinários para entrar no México com um fim diferente do permitido, por exemplo, realizar atividades remuneradas ou transitar de maneira irregular a um terceiro país, diz o texto.